pub

APB World Tour | The Nazare Pro 2015 | Dia 2

Joana Schenker nos Quartos-de-Final

Joana Schenker já ultrapassou na Praia Grande a Ronda 4 que lhe foi fatal em Sintra e está nos quartos-de-final do The Nazare Pro 2015 (®PraiaDoNorte)
Joana Schenker já ultrapassou na Praia Grande a Ronda 4 que lhe foi fatal em Sintra e está nos quartos-de-final do The Nazare Pro 2015 (®PraiaDoNorte)
pub

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres, ABS) já está nos quartos-de-final femininos do The Nazare Pro 2015, etapa do circuito mundial de bodyboard APB World Tour, que decorre até domingo, na Praia do Norte. A bodyboarder algarvia é agora a única portuguesa em prova. Na divisão Open, o único algarvio presente, Gonçalo Pinheiro (ABS), foi eliminado hoje, quarta-feira 30 de setembro, Dia 2 da etapa de estreia do mundial de bodyboard na Nazaré.

Ontem, Dia 1 do Nazare Pro, realizaram-se apenas os oitos heats das Rondas 1 e 2 Feminino. Joana Schenker venceu os seus ‘heats’ e avançou diretamente da Ronda 2 para a Ronda 4. Hoje, Dia 2, o ‘Canhão da Nazaré’ mostrou algum fulgor, apresentando ondas com boa formação, mas ainda abaixo do metro e meio, dois metros ali desejáveis para manobras mais fortes. Estrearam-se os homens (Rondas 1 a 3) e avançaram as mulheres (Rondas 3 e 4).

As duas rondas femininas foram realizadas após cumpridas as duas primeiras rondas masculinas. As meninas entraram em ação numa fase de maré bem cheia, com as ondas a quebrar junto à praia e as atletas a arriscar ‘rollos’ com queda já na areia. Joana Schenker não disputou a Ronda 3, fase de repescagem para as atletas que não venceram os seus ‘heats’ na Ronda 2.

Joana Schenker venceu os seus dois 'heats' terça-feira (na imagem) e hoje não teve de passar pela Ronda 3 Feminino (®PraiaDoNorte)

Joana Schenker venceu os seus dois ‘heats’ terça-feira (na imagem) e hoje não teve de passar pela Ronda 3 Feminino (®PraiaDoNorte)

A Ronda 3 foi disputada em quatro ‘heats’ de três atletas cada e com três atletas portuguesas na luta pelo apuramento em baterias diferentes. Carina Carvalho e a local Teresa Almeida, Campeã Mundial ISA; foram eliminadas nas respetivas baterias. Rita Pires avançou em 2º para a Ronda 4.

A Ronda 3 Feminino foi uma repescagem de ‘peixe graúdo’. Jessica Baker, vencedora da última etapa do mundial, em Sintra; Sari Ohhara, finalista vencida nessa etapa; Alexandra Rinder, Campeã do Mundo e líder do ‘ranking’ feminino; e Isabela Sousa, forte candidata na luta pelo título mundial, tiveram de passar pela Ronda 3 e venceram os respetivos ‘heats’.

Na Ronda 4 Feminino (de novo, 4 ‘heats’ com 3 atletas cada), as portuguesas Rita Pires e Catarina Sousa (3ª classificada no Sintra Portugal Pro) foram eliminadas. Joana Schenker foi 2ª no seu ‘heat’, após uma luta ‘titânica’ com Isabela Sousa, ganha pela brasileira, que arriscou mais nos ‘quebra-cocos’ sobre a areia.

Joana Schenker apurou-se para os quartos-de-final femininos e é agora a única portuguesa em prova. A algarvia surge nos quadros de pontuação APB com nacionalidade alemã. Mas a atleta de Sagres já tem nacionalidade Portuguesa desde o ano passado: é Campeã Nacional e Campeã Europeia e foi convocada em agosto para um estágio com a Equipa Nacional de Bodyboard, de onde sairá a Seleção de Portugal ao Mundial ISA 2015, no Chile, em dezembro.

O The Nazare Pro 2015 vai decidir o título mundial feminino e nessa luta direta estão Alexandra Rinder (Ilhas Canárias), Sari Ohhara (Japão) e Isabela Sousa (Brasil). As três atletas continuam em prova. Isabela e Sari vão defrontar-se em ‘duelo escaldante’ nos quartos-de-final.

Joana Schenker vai competir nos quartos-de-final contra Neymara Carvalho, brasileira que perdeu em Sintra a possibilidade de lutar pelo título mundial, mas que tem vindo a fazer pontuações fortes na Nazaré.

Gonçalo Pinheiro Perde na Ronda 2 Open

Gonçalo Pinheiro era o único algarvio na divisão masculina do The Nazare Pro, que se estreou hoje na Praia do Norte. O atleta da Associação de Bodyboard de Sagres entrou diretamente na Ronda 2 e perdeu em 3º no seu ‘heat’, com menos 0,25 pontos que a pontuação que deu o 2º lugar e apuramento ao marroquino Anas Bechri.

Video Destaques The Nazare Pro | Dia 2

A Ronda 2 Open eliminou um total de 13 atletas portugueses. Perderam também em 3º Simão Monteiro, Daniel Fonseca, Miguel Adão, Gonçalo Soares, Guilherme Guerra, Silvano Lourenço, António Cardoso e João Machado. Eliminados em 4º foram André Rodrigues, João Imaginário, William Lourenço e Fábio Duarte.

O Dia 2 do The Nazare Pro 2015 foi concluído com a Ronda 3 Open, que entrou na água após terem sido realizadas duas rondas femininas. Estão apurados para a Ronda 4 Open os portugueses Pedro Correia, Dino Carmo (herói da Ronda 3, com uma pontuação de 17,15), Ricardo Rosmaninho, Miguel Prata, Hugo Pinheiro, Manuel Centeno e Tiago Fazendeiro.

Em prova no Open continuam também os cinco atletas no topo do ‘ranking’, todos eles em luta pelo título mundial: Amaury Lavernhe (1º), Ian Campbell (2º), Pierre Louis Costes (3º, vencedor do Sintra Portugal Pro), Uri Valado (4º) e Jared Houston (5º). Nenhum destes atletas pode cometer erros na Nazaré e todos procuram um resultado que lhes dê vantagem na luta final pelo título mundial masculino, que vai ser decidido na última etapa do APB World Tour, o Encanto Pro, em Porto Rico, em novembro.

Links:

The Nazare Pro 2015 – Dia 1

Comentários