pub

Novidades para 2016

Formula Tem Novas Regras e Calendário

Vasco Chaveca, presidente e fundador da Associação Formula Windsurf de Portugal, que em dois anos duplicou o número de atletas nas provas (®PauloMarcelino)
Vasco Chaveca, presidente e fundador da Associação Formula Windsurf de Portugal, que em dois anos duplicou o número de atletas nas provas (®PauloMarcelino)
pub

A Associação de Formula Windsurf de Portugal (AFWP) estabeleceu novas regras para a elaboração do ‘ranking’ e apuramento do campeão nacional naquela classe de vela e definiu o calendário para a próxima época desportiva. O campeonato nacional será composto por seis provas, incluindo um novo evento, Taça de Portugal, nos Açores; e está já confirmada a realização do Campeonato Europeu de Masters, Juventude e Senhoras no âmbito da prova do nacional a realizar em Portimão (Alvor).

A nova mecânica do ‘ranking’ representa uma mudança radical e acaba com uma contabilidade que por vezes cria situações menos consensuais noutras classes de vela ligeira. Para a elaboração do ‘ranking’ de Formula Windsurf vão passar a contar, já na próxima época, as classificações finais dos atletas nas provas e não as classificações de cada uma das regatas realizadas nas provas.

Além da nova forma de contar pontos para o ‘ranking’, o campeão passa a ser definido pelos resultados da época e não por um único Campeonato de Portugal, que deixa de existir para a classe. “Para ser campeão nacional, o atleta tem de ficar em primeiro no ‘ranking’ nacional”, sublinhou Vasco Chaveca, presidente da AFWP, em declarações ao Swell-Algarve.

O calendário de Formula Windsurfing em Portugal, para a próxima época, vai ser composto por 6 provas nacionais: Alqueva (Páscoa de 2016), Cascais (abril), Portimão (maio), Peniche (junho), Lagos (julho) e São Miguel, Açores (outubro de 2016). A prova nos Açores é uma aposta estratégica no crescimento da modalidade nas ilhas e será uma Taça de Portugal, com campeão próprio.

Lagos recebeu este ano o Mundial por categorias (na imagem); Portimão/Alvor vai receber em 2016 o Europeu por categorias (®PauloMarcelino/Arquivo)

Lagos recebeu este ano o Mundial por categorias (na imagem); Portimão/Alvor vai receber em 2016 o Europeu por categorias (®PauloMarcelino/Arquivo)

“A prova em Portimão vai ser realizada na Praia de Alvor, devido ao apoio do Grupo Pestana, e está já confirmada também como Europeu de Masters, Juventude e Senhoras”, revelou Vasco Chaveca. O presidente da AFWP adiantou que está em negociações para realizar também na mesma prova o Europeu Absoluto de Formula Windsurfing, mas não tem ainda garantidos os necessários 15 mil euros de ‘prize money’.

Na agenda para 2016 vai estar também o Campeonato Ibérico, que vai ser realizado no âmbito da prova do nacional em Lagos. Este campeonato realiza-se alternadamente em Espanha e Portugal e em 2016 essa alternância coloca a prova em território português.

Relativamente ao ano passado, a emblemática prova no Alqueva mantém o estatuto maior de contar para os ‘rankings’ mundial, da taça europeia e do campeonato ibérico de águas interiores. A grande novidade no calendário é a entrada de Cascais, por troca com Viana do Castelo, que ficou de fora.

A Associação de Formula Windsurf Portugal realizou uma Assembleia Geral no passado sábado, 26 de setembro, em Lagos. As alterações aprovadas no figurino das classificações, o calendário aprovado, a criação de uma nova prova (Taça de Portugal) e a realização de um Europeu em Portugal mostra bem a dinâmica de uma associação que tem apenas dois anos de existência.

“Temos cerca de 30 atletas associados e que participam regularmente nas provas. Quando a associação começou, em 2013, havia metade”, ilustrou Vasco Chaveca. O segredo do sucesso, segundo o presidente da AFWP, é ter bons patrocínios, tratar bem os patrocinadores,  inscrições serem gratuitas nas provas do nacional e ter melhorado as provas a nível de condições para os atletas.

Calendário 2016 – Formula Windsurfing Portugal

1. Alqueva | 24 a 27 março : Taça Ibérica de Águas Interiores / Ranking Taça Europeia / Ranking Mundial / Ranking Nacional (organizador: Clube Naval de Portimão / Centro Náutico do Alqueva)

2. Cascais | 23 a 25 abril : Ranking Nacional (organizador: Clube Naval de Cascais)

3. Portimão (Alvor) | 17 a 22 maio : Campeonato Europeu de Masters, Juventude e Senhoras / Ranking Europeu Sénior / Ranking Nacional (organizador: Clube Naval de Portimão)

4. Peniche | 10 a 12 junho : Ranking Nacional (organizador: Clube Naval de Peniche)

5. Lagos | 1 a 3 julho : Campeonato Ibérico / Ranking Nacional (organizador: Clube de Vela de Lagos)

6. Açores (São Miguel) | 6 a 9 outubro : Taça de Portugal / Ranking Nacional (organizador: Clube Naval de Ponta Delgada)

Comentários