pub

Etapa APB World Tour

Gonçalo Pinheiro Avança em Sintra

Gonçalo Pinheiro é um dos seis portugueses ainda em prova no 2015 Sintra Portugal Pro (®PauloMarcelino/Arquivo/2012)
Gonçalo Pinheiro é um dos seis portugueses ainda em prova no 2015 Sintra Portugal Pro (®PauloMarcelino/Arquivo/2012)
pub

Gonçalo Pinheiro (Associação de Bodyboard de Sagres) avançou esta quarta-feira, 23 de setembro, até à Ronda 4 do Sintra Portugal Pro, etapa do circuito mundial de bodyboard APB World Tour, que decorre na Praia Grande, até domingo. O ‘rider’ algarvio participou, na Ronda 3, numa ‘dança com os lobos’ Jared Houston e Mike Stewart, que lutaram entre si pelo acesso direto à Ronda 5, com vantagem para o lendário veterano do Havai.

Depois de ontem passar o seu ‘heat’ da Ronda 1 em 2º, Gonçalo Pinheiro fez hoje o mesmo na Ronda 2, mas com um ‘score’ mais elevado (9,75 pontos). Foi uma luta renhida. O algarvio ficou a 0,25 pontos do vencedor da bateria, o português Ricardo Rosmaninho; mas os adversários eliminados ficaram todos com ‘scores’ na ‘casa’ dos nove pontos. O chileno Renato Arellano fez 9,50 pontos e o brasileiro José Otávio somou 9,15 pontos.

Gonçalo Pinheiro à saída do seu 'heat' na Ronda 3 (®screenshot)

Gonçalo Pinheiro à saída do seu ‘heat’ na Ronda 3 (®screenshot)

Depois do aperto na Ronda 2 e em condições de mar bastante difíceis, Gonçalo Pinheiro entrou no penúltimo ‘heat’ da Ronda 3 contra Jared Houston, sul-africano que está na luta direta pelo título mundial; o havaiano Mike Stewart, veterano de 52 anos e por muitos considerado a grande figura de referência do bodyboard mundial; e o brasileiro David Barbosa, jovem de 18 anos saído da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

A Ronda 3 foi uma ronda sem eliminação. Os vencedores avançaram diretamente para a Ronda 5 e os restantes competidores têm de passar pela Ronda 4. A diferença é importante, já que as condições do mar obrigam a um grande esforço de remada na procura das poucas ondas em oferta.

Mike Stewart, com uma soberana escolha de ondas e exímio aproveitamento das oportunidades, venceu o duelo particular com Jared Houston (2º) pela vitória na bateria. Gonçalo Pinheiro e David Barbosa travaram outro duelo entre si, com vantagem para o algarvio, que concluiu a bateria em 3º lugar e voltou a subir o seu ‘score’.

Resultados do 'heat' com algarvio Gonçalo Pinheiro na Ronda 3 do 2015 Sintra Portugal Pro (®screenshot)

Resultados do ‘heat’ com algarvio Gonçalo Pinheiro na Ronda 3 do 2015 Sintra Portugal Pro (®screenshot)

O Sintra Pro Portugal é a mais antiga etapa do circuito mundial de bodyboard. Na Praia Grande estão os melhores atletas mundiais da modalidade. Em prova continuam os seguintes portugueses: Manuel Centeno, Hugo Pinheiro, Nicolas Rosner (alemão residente em Portugal), Gonçalo Pinheiro, Ricardo Rosmaninho e Daniel Fonseca, todos eles na Ronda 4 Open. Perderam na Ronda 2 os portugueses António Cardoso, Miguel Adão e Silvano Lourenço.

A competição na categoria Open terminou esta quarta-feira, 23 de setembro, com a conclusão da Ronda 3. O evento continuou com a categoria Feminino, onde está em prova a algarvia Joana Schenker, também atleta da Associação de Bodyboard de Sagres e Campeã Nacional e Europeia em título.

Vídeo Destaques 2015 Sintra Portugal Pro | Dia 2

Comentários