pub

Última Etapa Pro Junior Europeu | Teguise 2015 Franito Pro Junior

Yolanda Faz 5º Lugar em Lanzarote

Algarvia Yolanda Hopkins obteve em Lanzarote o seu melhor resultado europeu até ao momento (®PauloMarcelino/Arquivo/Maio2015)
Algarvia Yolanda Hopkins obteve em Lanzarote o seu melhor resultado europeu até ao momento (®PauloMarcelino/Arquivo/Maio2015)
pub

Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) realizou, em Lanzarote, o seu melhor campeonato do Circuito Pro Junior Europeu até ao momento. A surfista algarvia concluiu em lugar o Teguise 2015 Franito Pro Junior, última etapa do Circuito Pro Junior Europeu, que acaba amanhã, nas Canárias. A portuguesa Teresa Bonvalot venceu hoje um ‘heat’ decisivo e está no último dia da prova, domingo 20 de setembro, em luta direta pelo título europeu.

A campeã do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 nas categorias Sub-18 Feminino e Open Feminino chegou a Lanzarote no 31º lugar do ‘ranking’ feminino no Pro Junior Europeu 2015. Yolanda integrou um quadro feminino composto por 32 competidoras e avançou duas rondas (com vitória na Ronda 1) no Franito Pro Junior, até aos quartos-de-final ‘girl-on-girl’, apenas com oito atletas em prova.

Os ‘quartos-de-final’ femininos foram disputados hoje, sábado 19 de setembro, em condições difíceis com vento forte e ondas de metro a metro e meio no ‘set’. Yolanda Hopkins (‘score’ 8,20 | 4,93+3,27) perdeu o duelo com a britânica – quase portuguesa – Keshia Eyre (‘score’ 11,33). Foi o melhor ‘score’ da algarvia no Pico de San Juan, mas não chegou para ultrapassar a adversária, que ficou à distância de uma onda de 6,40 pontos.

Teresa Bonvalot Mostra Excelência

Os quartos-de-final femininos tiveram 3 portuguesas entre as 8 atletas ainda em prova na manhã deste sábado. Além de Yolanda Hopkins, Carol Henrique também foi hoje eliminada, no duelo com a australiana Holly Wawn e perdeu a luta pelo título europeu.

Teresa Bonvalot fez hoje uma onda de 9,60 pontos e só precisa ganhar mais um 'heat' em Lanzarote para ser Campeã Europeia Pro Junior (®GinesDias/WSL)

Teresa Bonvalot fez hoje uma onda de 9,60 pontos e só precisa ganhar mais um ‘heat’ em Lanzarote para ser Campeã Europeia Pro Junior (®GinesDias/WSL)

A ronda foi decisiva para Teresa Bonvalot, nº 2 no ‘ranking’ feminino. A portuguesa precisava ganhar o seu ‘heat’ e esperar que a líder do ‘ranking’, a francesa Juliette Brice, perdesse no ‘heat’ dela. Foi isso que aconteceu, mas Teresa Bonvalot assinou a sua vitória de hoje com uma onda de 9,60 pontos, com a qual eliminou a basca Ariene Ochoa nos derradeiros minutos da bateria, quando a basca dominava com uma pontuação sólida de 16,93 pontos, com duas ondas na casa dos 8 pontos cada.

Teresa Bonvalot elevou a fasquia no Teguise 2015 Franito Pro Junior ao conseguir hoje a melhor onda (9,60 pontos) e o melhor ‘score’ (17,53 | 7,93+9,60) no quadro feminino até ao momento. Depois da vitória brilhante, Teresa esperou pelo resultado de Juliette Brice, no último ‘heat’ dos quartos-de-final. A francesa precisava apenas de vencer esse ‘heat’ para garantir o título europeu por antecipação, mas foi, surpreendentemente, eliminada pela basca Nadia Erostarbe.

Ao eliminar Ariene Ochoa (3ª no ‘ranking’) e beneficiando da eliminação de Juliette Brice (1ª no ‘ranking’), Teresa Bonvalot parte para o último dia do Franito Pro Junior com uma hipótese de conquistar o título europeu. Para chegar ao título europeu, Teresa Bonvalot tem de chegar à final em Lanzarote. A australiana Holly Wawn vai ser a adversária da portuguesa nas meias-finais.

Líder do 'ranking' masculino, Natxo Gonzalez (imagem) perdeu este sábado. Luta pelo título europeu continua até ao último dia (®GinesDiaz/WSL)

Líder do ‘ranking’ masculino, Natxo Gonzalez (imagem) perdeu este sábado. Luta pelo título europeu continua até ao último dia (®GinesDiaz/WSL)

Domingo, 20 de setembro vão ser disputadas as meias-finais e final feminina e os quartos-de-final ‘man-on-man’, meias-finais e final masculina. Hoje, sábado foi disputada a Ronda 4 Masculina, com a eliminação de Miguel Blanco, único português em prova e que tinha ainda hipóteses matemáticas de chegar ao título europeu.

Miguel Blanco perdeu em 3º no seu ‘heat’ da Ronda 4 Masculina, pelo que conclui a prova em 9º. O quadro masculino – à semelhança das meninas – ganhou hoje uma dose extra de emoção até à final, com a eliminação do líder do ‘ranking’, o basco Natxo Gonzalez. O título europeu masculino ainda está em discussão no Pico de San Juan.

Comentários