pub

Última Etapa Pro Junior Europeu | World Surf League

Ronda Negra Masculina em Lanzarote

Última etapa do Pro Junior Europeu decorre até domingo no Pico de San Juan, em Lanzarote (®GinesDiaz/WSL)
Última etapa do Pro Junior Europeu decorre até domingo no Pico de San Juan, em Lanzarote (®GinesDiaz/WSL)
pub

Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) concluiu em 33º lugar o Teguise 2015 Franito Pro Junior, em Lanzarote, Ilhas Canárias. O surfista algarvio foi uma das vítimas da ronda negra portuguesa no Pico San Juan. Dos 14 surfistas que viajaram de Portugal para a última etapa do Pro Junior Europeu 2015 e entraram na Ronda 2 Masculina da prova, quinta-feira, 17 de setembro, apenas três passaram à Ronda 3. O algarvio Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) também perdeu na Ronda 2 e terminou a prova em 49º. No quadro feminino, Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) está nos quartos-de-final.

Dos três portugueses que sobreviveram à ‘quinta-feira negra’ masculina, apenas um, Miguel Blanco, permanece em prova. Guilherme Fonseca e Pedro Coelho perderam depois na Ronda 3, em 3º e 4º nos respetivos ‘heats’. Guilherme Fonseca, que no fim-de-semana passado conquistou o título de Campeão Nacional Sub-18, terminou o Franito Pro Junior em 17º. Pedro Coelho foi 25º.

A Ronda 2 Masculina foi um desastre para os portugueses em Lanzarote. O algarvio Francisco Duarte vinha de uma vitória forte na Ronda 1, mas perdeu em 3º no seu ‘heat’ da Ronda 2. Jakob Lilienweiss, de Tavira, estreou-se na Ronda 2 (como nacional Alemão) e perdeu em 4º no seu heat.

Dos surfistas que viajaram de Portugal, perderam na Ronda 2 Masculina em Lanzarote, além dos dois algarvios já mencionados: em 3º (=33º) Luís Perloiro, Miguel Madeira, Jácome Correia, Dylan Groen, Tomás Ferreira e João Kopke; e em 4º (=49º) Francisco Almeida, Lourenço Alves e João Vidal.

O Teguise 2015 Franito Pro Junior prossegue amanhã, sábado 19 de setembro. No quadro masculino, a competição será retomada a partir da Ronda 4 (16 atletas) e apenas com um português, Miguel Blanco, em prova. Miguel Blanco é 7º no ‘ranking’ e continuam em prova os 5 primeiros.

Algarvia Yolanda Hopkins Passa Duas Rondas

No quadro feminino, o cenário é diferente; favorável à representação de Portugal. A algarvia Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) venceu o seu ‘heat’ na Ronda 1 feminina, quarta-feira 16 de setembro; e depois passou em 2º no seu ‘heat’ da Ronda 2.

A surfista algarvia está nos quartos-de-final e tem duelo marcado com a britânica quase portuguesa Keshia Eyre. Nos quartos-de-final femininos estão também as portuguesas Teresa Bonvalot e Carol Henrique, que também passaram em 2º os seus ‘heats’ na Ronda 2, depois de terem conseguido vencer as suas baterias na Ronda 1.

Os quartos-de-final femininos em Lanzarote tem surfistas portuguesas em 3 dos 4 ‘heats’ da ronda de 8 atletas. Um sinal muito positivo para o surf feminino em Portugal.

Comentários