pub

Última etapa Pro Junior Europeu | World Surf League

Meninas dão ‘Show’ em Lanzarote

No primeiro dia do Franito Pro Junior, as portuguesas venceram metade dos 'heats' femininos (®GinesDiaz/WSL)
No primeiro dia do Franito Pro Junior, as portuguesas venceram metade dos 'heats' femininos (®GinesDiaz/WSL)
pub

O contigente feminino de Portugal no Teguise 2015 Franito Pro Junior, em Lanzarote, Ilhas Canárias, deu espetáculo na primeira ronda da prova, ontem, quarta-feira 16 de setembro. A algarvia Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) venceu o seu ‘heat’, tal como Teresa Bonvalot, Carol Henrique e Camilla Kemp. Ao sucesso feminino juntaram-se as vitórias masculinas do algarvio Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) e de Tomás Ferreira.

A famosa esquerda do Pico de San Juna foi dos portugueses no primeiro dia a última etapa do Pro Junior Europeu 2015, jornada em que ficaram completadas as primeiras rondas masculina e feminina. No quadro feminino, as portuguesas venceram metade (4) dos ‘heats’ disputados quarta-feira.

Teresa Bonvalot entrou em ação logo no primeiro ‘heat’ e obteve uma vitória categórica, com 12,33 pontos. Teresa segue em 2º lugar no ‘ranking’ e está com o título à vista, a 250 pontos de distância da líder, a francesa Juliette Brice, que também venceu o seu ‘heat’ e está na Ronda 2.

Teresa Bonvalot (na imagem em ação no 'heat' de quarta-feira) está na luta pelo título europeu pro júnior (®GinesDiaz/WSL)

Teresa Bonvalot (na imagem em ação no ‘heat’ de quarta-feira) está na luta pelo título europeu pro júnior (®GinesDiaz/WSL)

Carol Henrique (5ª no ‘ranking’) foi a segunda portuguesa a entrar em prova e alcançou o melhor ‘score’ (15,66 pontos) da Ronda 1 Feminina. Camilla Kemp (7ª no ‘ranking’) confirmou o bom momento de forma e também venceu o seu ‘heat’.

Yolanda Hopkins (31ª no ‘ranking’ Pro Junior Europeu 2015), campeã regional Sub-18 e Open Feminino do Sul, alcançou também uma brilhante vitória no último ‘heat’ da ronda feminina, apesar da pontuação baixa (7,53 pontos).

Keshya Eyre também avançou para a Ronda 2 Feminina, em 2º no seu ‘heat’ da Ronda 1. Ficaram eliminadas na Ronda 1 Feminina, no mesmo ‘heat’, as portuguesas Mariana Machado (3º) e Mariana Assis (4º). Esta quinta-feira, 17 de setembro, as meninas descansam e o Franito Pro Junior avança com a Ronda 2 Masculina.

Francisco Duarte Volta a Fazer Onda de 7 Pontos

O algarvio Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) entrou forte no Franito Pro Junior, ao vencer o seu ‘heat’ com um ‘score’ sólido (13,17 pontos), para o qual contribuiu uma onda de 7,17 pontos. Mais uma vez, o surfista de Portimão volta a fazer uma onda na casa dos 7 pontos, mostrando uma consistência cada vez mais regular. Francisco Duarte venceu o ‘heat’ um dia depois de ter sido convocado para a Seleção de Portugal ao Mundial Junior na California, em Outubro.

Francisco Duarte voltou a fazer uma onda de 7 pontos e venceu o seu 'heat' em Lanzarote um dia depois de ter sido chamado à Seleção de Portugal (®APS/Arquivo)

Francisco Duarte voltou a fazer uma onda de 7 pontos e venceu o seu ‘heat’ em Lanzarote um dia depois de ter sido chamado à Seleção de Portugal (®APS/Arquivo)

Na Ronda 1 Masculina houve mais uma vitória portuguesa, alcançada por Tomás Ferreira (11,26 pontos). O jovem João Vidal apurou-se em 2º para a ronda seguinte e ficaram pelo caminho, ambos em 3º nos respetivos ‘heats’, os portugueses Salvador Couto e Simão Penha.

Esta quinta-feira, 17 de setembro está a decorrer a Ronda 2 Masculina, fase na qual vão entrar em prova mais portugueses, nomeadamente Guilherme Fonseca, Luís Perloiro, Miguel Madeira, Francisco Almeida, Lourenço Alves, Jácome Correia, Pedro Coelho, Miguel Blanco e João Kopke. Vão entrar também dois alemães residentes em Portugal: Dylan Groen e o algarvio Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube).

Francisco Duarte vai competir no Heat 5 da Ronda 2 Masculina e entre os seus três adversários tem um obstáculo mais difícil, o francês Nelson Cloarec, 5º no ‘ranking’ masculino do Pro Junior Europeu 2015.

Comentários