pub

#3 Circuito Regional de Bodyboard 2015 - Restaurante 'O Sacas'

Campeões Apurados em Odeceixe

Praia de Odeceixe recebeu a última etapa do regional de bodyboard com boas ondas, sobretudo, no período da manhã, como se vê na imagem (®FilipeCosta)
Praia de Odeceixe recebeu a última etapa do regional de bodyboard com boas ondas, sobretudo, no período da manhã, como se vê na imagem (®FilipeCosta)
pub

Os campeões do Circuito Regional de Bodyboard 2015 – Restaurante ‘O Sacas’, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar (NBZM) foram apurados sábado, 12 de setembro, na Praia de Odeceixe, Aljezur. A 3ª Etapa (última) foi co-organizada pelo Grupo Desportivo de Odeceixense e teve boas ondas, bom nível de surf na água e bom ambiente de convívio, que se prolongou pela noite com a Festa da Maravilha de Odeceixe.

A etapa foi disputada nas categorias Sub-14 (estreia este ano no circuito), Sub-18 e Open com um total de 38 atletas e boa ondulação, sobretudo da parte da manhã, período em que rolaram muitas ‘direitas’ de consequência, a permitir manobras mais críticas e vistosas. O contigente de 27 atletas Open mostrou bom nível, ainda que a discussão do título estivesse circunscrita a dois atletas: Fábio Glória (Odeceixe) e Carlos ‘Turco’ Guerreiro (residente na Costa de Caparica).

O Open foi disputado por 27 atletas e teve muito bom nível na água (®LuisPinheiro/NBZM)

O Open foi disputado por 27 atletas e teve muito bom nível na água (®LuisPinheiro/NBZM)

O projeto de fisioterapia e preparação física para surf Fisiorider, de Portimão, associou-se ao circuito e prestou assistência a quase todos os atletas na praia. O fisioterapeuta Filipe Costa participou também como atleta, tendo sido eliminado na Ronda 1 Open (oitavos-de-final) por Nuno Paixão e Cláudio ‘Galacha’ Domingos.

Carlos ‘Turco’ Guerreiro, líder do ‘ranking’ à partida para esta última etapa, está a recuperar de uma artroscopia e competiu condicionado, com ligadura num joelho e depois de ‘passar pelas mãos’ do fisioterapeuta da Fisiorider. ‘Turco’ venceu o seu ‘heat’ dos oitavos-de-final e foi depois eliminado nos quartos-de-final.

'Direitas' em Odeceixe permitiram boas manobras (®LuisPinheiro/NBZM)

‘Direitas’ em Odeceixe permitiram boas manobras (®LuisPinheiro/NBZM)

Na altura em que entrou para o heat em que seria eliminado, Carlos ‘Turco’ Guerreiro já era campeão regional 2015 por antecipação, uma vez que o seu adversário direto, Fábio Glória, de Odeceixe, tinha sido eliminado, dois ‘heats’ antes, também nos quartos-de-final Open.

A categoria Open aproveitou as boas condições da manhã até apurar os finalistas, com Diogo Jesus (Odeceixe) e André Gonçalinho (Zambujeira do Mar, campeão regional 2014) a destacarem-se na água.  Foi a melhor fase da prova, aproveitada também por Luís Pinheiro para realizar aquela que acabaria por ser considerada a melhor manobra do campeonato.

Luís Pinheiro realizou a Melhor Manobra da etapa em Odeceixe (®NBZM)

Diogo Jesus, vencedor da etapa, num vistoso ‘reverse’ (®LuisPinheiro/NBZM)

A final Open foi disputada no fim da jornada, já com maré cheia, com mais ondas a serem surfadas no ‘inside’. Entre os quatro finalistas assistiu-se a um bom duelo entre Diogo Jesus e André Gonçalinho, ganho pelo ‘bodyboarder’ de Odeceixe com uma onda de tubo e ‘rollo’ na boca, que acabou por ser decisiva.

Durante a tarde foram disputadas as meias-finais e final Sub-14 e a final direta Sub-18 (com cinco atletas). Na categoria Sub-14, Sebastião Modesto (Zambujeira do Mar) venceu a prova e conquistou o título de campeão regional 2015.

Nos Sub-18, Paulo Borges (Aljezur) venceu a final direta, mas o título regional foi conquistado pelo 2º classificado, Maksim Mihaylov (Zambujeira do Mar), beneficiando do fato de o seu adversário algarvio ter faltado à 2ª Etapa, na Praia do Malhão.

Três etapas, boa organização, grande nível de surf na água e muito convívio na praia. Para o ano há mais (®NBZM)

Três etapas, boa organização, grande nível de surf na água e muito convívio na praia. Para o ano há mais (®NBZM)

No final do dia houve um jantar convívio, seguido da entrega de prémios (incluindo pranchas BB e ‘surfskates’ feitos de cortiça) e da atuação dos Ipod Jah Soundsystem, de João Gonçalves. Esta parte do evento, foi inserida nas festas da praia de Odeceixe, tal como já tinha acontecido em 2014. Para o ano há mais e, quem sabe, com novidades…

Campeões Regionais 2015

Open : Carlos ‘Turco’ Guerreiro (radicado na Caparica)

Sub-18 : Maksim Mihaylov (Zambujeira do Mar)

Sub-14 : Sebastião Modesto (Zambujeira do Mar)

Finais 3ª Etapa CRBB 2015 Restaurante ‘O Sacas’ – Odeceixe

Open

1. Diogo Jesus

2. André Gonçalinho

3. José Elias

4. Jorge Almeida

Sub-18

1. Paulo Borges

2. Maksim Mihaylov

3. Sebastião Modesto

4. Diogo Simão

5. Luís Ventura

Sub-14

1. Sebastião Modesto

2. Diogo Simão

3. Artur Candeias

4. Gabriel Piçarra

Links:

2ª Etapa – Malhão (junho)

1ª Etapa – Zambujeira (março)

 

Comentários