pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças | Junior Cup

‘Martim’ Magalhães 5º Melhor Sub-18 Nacional

Frederico 'Martim' Magalhães esteve muito forte na Praia Internacional, Porto (®NSM)
Frederico 'Martim' Magalhães esteve muito forte na Praia Internacional, Porto (®NSM)
pub

Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) foi 5º classificado Sub-18 no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18, que hoje terminou na Praia Internacional, Porto. “Perdi por meio ponto na meia-final. Fico mais feliz pelo campeonato que fiz do que pelo resultado. Surfei bem e diverti-me”, disse o surfista algarvio de elite, ao Swell-Algarve.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18, no âmbito do evento Junior Cup 2015, decorreu durante o fim-de-semana, dias 12 e 13 de setembro, organizado pela Associação Onda do Norte e Federação Portuguesa de Surf. Hoje, domingo 13 de setembro, foram apurados os Campeões Nacionais Sub-16 e Sub-18, respetivamente, Vasco Mónica e Guilherme Fonseca.

Na categoria Sub-16, Vasco Mónica conquistou o título mas foi Dylan Groen quem venceu a prova. Vasco Mónica foi 2º classificado, mas o melhor português, pelo que conquistou o título nacional. Em Sub-18, Guilherme Fonseca ‘varreu’ por completo o campeonato: venceu todos os seus ‘heats’ e conquistou o prémio “Melhor Onda”, com uma nota 8,10 nos oitavos-de-final (Ronda 1).

Exibição Melhor Que Resultado

Frederico ‘Martim’ Magalhães realizou um campeonato muito consistente, mostrando uma qualidade de surf que poderia ter dado mais que o 5º lugar no resultado final. Duas semanas depois de ter ganho o Rumblefish da Volcom no Amado, na categoria Pro-Am; o surfista algarvio conseguiu fazer no Porto a 2ª Melhor Onda Sub-18 de todo o campeonato, uma onda de 8 pontos nos oitavos-de-final (Ronda 1); e o 2º melhor ‘score’ (14,20) do campeonato, alcançado na mesma bateria.

Nos oitavos-de-final, Frederico ‘Martim’ Magalhães venceu uma bateria com três algarvios. ‘Martim’ impôs-se ao conterrâneo, amigo e campeão regional do Sul, Francisco Duarte (2º); e ao surfista de Quarteira, que se qualificou pelo Portimão Surf Clube, Francis Gregório (3º), eliminado nessa bateria.

Sempre muito concentrado. 'Martim' fez a 2ª melhor onda Sub-18 do campeonato (®NSM)

Sempre muito concentrado. ‘Martim’ fez a 2ª melhor onda Sub-18 do campeonato (®NSM)

Ainda no sábado, com ondas excelentes na Praia Internacional, ‘Martim’ passou os ‘quartos-de-final’ em 2º, atrás de Guilherme Fonseca. Hoje, domingo 13 de setembro, com mar menos bom na Praia Internacional, o surfista algarvio foi eliminado em 3º na primeira meia-final Sub-18, ganha por Guilherme Fonseca.

‘Martim’ perdeu na meia-final com a segunda melhor onda (6,35) da bateria. Perdeu a escassos 0,55 pontos do segundo classificado (Jácome Correia). Perdeu numa bateria em que gastou tempo a ir até à areia para trocar o ‘leache’ que estava a partir-se. Perdeu a precisar de uma nota 5,15, que estava ao alcance. “O Jácome virou a bateria na última onda dele. Faltavam cinco minutos para terminar a bateria e o mar estava um pouco mole. Ainda apanhei mais três ondas, mas nenhuma entrou para as melhores”, comentou o surfista algarvio.

Selecionador Atento no Porto

 O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18 foi uma prova de avaliação para a convocatória à Seleção de Portugal aos Mundiais Junior – ISA World Junior Surfing Championship, na Califórnia, EUA, dias 11 a 18 de outubro. A Equipa Nacional de Surf Junior, que integra os algarvios Francisco Duarte e ‘Martim’ Magalhães, cumpriu um estágio de três dias em Peniche, durante a semana.

O selecionador nacional de surf, David Raimundo, esteve no Porto a avaliar os atletas Sub-16 e Sub-18 da Equipa Nacional Junior, para recolher mais elementos de reforço às escolhas a convocar. A convocatória para a Seleção Nacional Junior vai ser anunciada nos próximos dias. ‘Martim’ Magalhães deu nas vistas, mais pela exibição que pelo resultado. Francisco Duarte foi o segundo melhor algarvio no campeonato, eliminado em 3º na sua bateria dos quartos-de-final Sub-18.

Os surfistas que integram a Equipa Nacional Junior, da qual são escolhidos os elementos da Seleção Nacional Junior, são designados por surfistas de elite. ‘Martim’ Magalhães foi o 4º melhor surfista de elite Sub-18 na Junior Cup.

Boas ondas na Praia Internacional, Porto, sobretudo, sábado (®ToMane/JuniorCup)

Boas ondas na Praia Internacional, Porto, sobretudo, sábado (®ToMane/JuniorCup)

Razia Algarvia na Ronda 1

O Algarve esteve representado na Junior Cup por 10 surfistas, considerando nesse total Tomás Couto, surfista de Sesimbra que se qualificou no Circuito Regional do Sul, pelo Portimão Surf Clube. Após a primeira ronda Sub-16 e Sub-18, sábado, a comitiva algarvia ficou reduzida a três atletas na Ronda 2 Sub-18: ‘Martim’ Magalhães, Francisco Duarte (ambos do Clube Naval de Portimão) e António Silveira (Portimão Surf Clube).

Em Sub-16, os três algarvios em prova perderam ‘de primeira’. O campeão regional do Sul, Michael Conlan (Portimão Surf Clube) perdeu em 4º na sua bateria. Bruno Gregório (atleta do Quarteira Surf Project que se qualificou pelo Portimão Surf Clube) e o ‘wildcard’ Ricardo Augusto (Portimão Surf Clube) perderam em 3º nas respetivas baterias.

Em Sub-18, Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube), Tomás Couto (Sesimbra / PortimãoSC) e Francis Gregório (Quarteira / PortimãoSC) perderam em 3º nas respetivas baterias da Ronda 1 (oitavos-de-final). O Sub-16 Bruno Gregório, que também se qualificou para a finalíssima Sub-18, perdeu em 4º na sua bateria.

Nos quartos-de-final Sub-18 (Ronda 2), a surpresa algarvia foi a eliminação de Francisco Duarte, em 3º na sua bateria, atrás de Jácome Correia (2º) e de Vasco Diniz (1º). António Silveira (Portimão Surf Clube) perdeu em 4º na sua bateria de quartos-de-final, mas fica com o mérito de ter passado uma ronda na mais importante competição nacional de surf junior.

Finais Campeonato Nacional Surf Esperanças | Junior Cup 2015

Sub-18

1. Guilherme Fonseca (PPSC) – Campeão Nacional

2. Jácome Correia (CNPD)

3. Luís Perloiro (SCCS)

4. Pedro Rua (ESC)

Sub-16

1. Dylan Groen (NSG)

2. Vasco Mónica (SCS) – Campeão Nacional

3. Francisco Almeida (SCCS)

4. Salvador Couto (AON)

Comentários