pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18 | Dia 1

Um Algarvio Resiste no Porto

Boas condições para o surf este sábado, primeiro dia da Junior Cup, na Praia Internacional, Porto (®ToMane/JuniorCup)
Boas condições para o surf este sábado, primeiro dia da Junior Cup, na Praia Internacional, Porto (®ToMane/JuniorCup)
pub

O primeiro dia do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18 – Junior Cup 2015 teve boas condições de mar, espetáculo na ondas e pontuações altas por parte dos melhores surfistas juniores portugueses. Este sábado, 12 de setembro ficaram apurados os semifinalistas nas duas categorias. Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) é o único algarvio ainda em prova na Praia Internacional, no Porto.

A Junior Cup está a realizar-se na sequência de um estágio da Equipa Nacional Junior decisivo para a convocatória à Seleção de Portugal para os Mundiais Junior – ISA World Junior Surfing Championship, na Califórnia, EUA, dias 11 a 18 de outubro.

Os atletas de elite estão sob o escrutínio do selecionador David Raimundo e sabem que a performance e os resultados no Porto vão contar para a decisão da convocatória. As ondas na Praia Internacional ajudaram e a exibição dos atletas este sábado foi de alto nível. Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães, atletas Sub-18 do Clube Naval de Portimão, são os dois algarvios de elite na Equipa Nacional Junior.

O Algarve esteve representado na Junior Cup 2015 por um total de dez atletas. Michael Conlan (Portimão Surf Clube), Bruno Gregório (Associação Dinamika / Quarteira Surf Project) e Ricardo Augusto (Portimão Surf Clube, ‘wildcard’) participaram em Sub-16 e foram eliminados na Ronda 1 (oitavos-de-final). Michael Conlan, campeão regional do Sul, perdeu em 4º na sua bateria. Bruno Gregório, que fez a qualificação pelo Portimão Surf Clube; e Ricardo Augusto perderam em 3º nas respetivas baterias.

Na categoria Sub-18, o Algarve esteve representado por sete atletas, considerando Tomás Couto, de Sesimbra, que se federou pelo Portimão Surf Clube e fez a qualificação no Circuito Regional do Sul. Quatro ‘algarvios’ foram eliminados na Ronda 1 Sub-18 (oitavos-de-final): os irmãos Francis e Bruno Gregório, de Quarteira; Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) e Tomás Couto.

Jakob Lilienweiss e Tomás Couto perderam em 3º nas respetivas baterias. Francis Gregório também perdeu em 3º, numa bateria com três algarvios, ganha por ‘Martim’ Magalhães, com Francisco Duarte em 2º. O Sub-16 Bruno Gregório perdeu em 4º na sua bateria da Ronda 1 Sub-18.

António Silveira (Portimão Surf Clube) foi segundo na sua primeira bateria (à frente de João Maló e Diogo Roque) e avançou, juntamente com ‘Martim Magalhães e Francisco Duarte, para os quartos-de-final Sub-18.

Na Ronda 2 Sub-18 (quartos-de-final), António Silveira perdeu em 4º, no mesmo ‘heat’ em que foi eliminado, em 3º, um grande surfista do Sul do País, António Duarte, de Sines. Francisco Duarte também perdeu em 3º, atrás de Jácome Correia e Vasco Diniz.

Frederico ‘Martim’ Magalhães passou em 2º nos quartos-de-final, atrás de Guilherme Fonseca. Perderam nessa bateria Henrique Pyrrait (3º) e Henrique Menezes (4º).

A Junior Cup prossegue domingo, 13 de setembro, para decidir os campeões nacionais masculinos Sub-16 e Sub-18. A ação vai ser retomada nas meias-finais, com 9 atletas de elite (da Equipa Nacional de Surf Junior) entre os 16 competidores ainda em prova nas duas categorias.

Semifinalistas Apurados | Junior Cup 2015

* atletas da Equipa Nacional Junior de Surf

Sub-18

1ª Meia-Final

Guilherme Fonseca *

Vasco Diniz

Frederico ‘Martim’ Magalhães *

Jácome Correia *

2ª Meia-Final

Luís Perloiro *

Pedro Rua

Arran Strong

João André *

Sub-16

1ª Meia-Final

Francisco Almeida *

Dylan Groen

Gonçalo Vieira

João Moreira *

2ª Meia-Final

Salvador Couto *

Vasco Mónica *

António Gouveia

Andres Meléndez

 

Comentários