pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18 | Junior Cup

Confirmada Final no Porto Dias 12 e 13

Evento do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18, no Porto, denomina-se Junior Cup
Evento do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18, no Porto, denomina-se Junior Cup
pub

A Federação Portuguesa de Surf confirmou esta manhã a realização do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18, no Porto, para os dias 12 e 13 de Setembro, já no próximo fim-de-semana. O evento, denominado Junior Cup e organizado também pela Associação Onda do Norte tinha sido adiado da semana passada por falta de ondas.

A Junior Cup vai ser disputada em Matosinhos, ou em alternativa na Praia de Leça da Palmeira. É um palco já habituado a receber etapas da Liga Moche e no qual vai agora ser disputada a mais importante prova nacional da categoria júnior. Em jogo vão estar os títulos nacionais masculinos em Sub-16 e Sub-18.

Depois da fase de qualificação através de seis circuitos regionais, modelo estreado este ano pela federação, os melhores juniores portugueses vão discutir o título nacional numa única prova. Os atletas irão beneficiar de um bom ‘swell’, que começa já hoje a fazer-se sentir e abre boas perspectivas de ondulação para o campeonato no Porto. A federação esteve bem em adiar a prova uma semana e teve a sorte de as novas datas coincidirem com o ‘swell’ que está a ‘entrar’.

Video oficial de promoção da Junior Cup

O Algarve tem nove atletas qualificados (dois Sub-16 e sete Sub-18) através do Circuito Regional de Surf do Sul e mais um atleta Sub-16 (Ricardo Augusto, do Portimão Surf Clube) com ‘wildcard’ mas em lista de espera.

Os atletas algarvios qualificados para a finalíssima Sub-16 são ambos do Portimão Surf Clube: Michael Conlan (Campeão Regional do Sul) e Bruno Gregório (segundo melhor algarvio). O circuito regional nesta categoria foi ganho por Tomás Abreu, de Carcavelos, que não se qualificou com essa vitória nem recebeu o título regional por ser atleta de outra região. Tomás Abreu estará a competir no Porto com ‘wildcard’.

Para a finalíssima Sub-18 estão qualificados os seguintes atletas do Algarve: Francisco Duarte (Campeão Regional; Clube Naval de Portimão), Jakob Lilienweiss (Vice-Campeão Regional; Algarve Surf Clube), Frederico ‘Martim’ Magalhães (3º no ‘ranking’; Clube Naval de Portimão); António Silveira (4º; Portimão Surf Clube); Francis Gregório (5º; PortimãoSC); Tomás Couto (6º; PortimãoSC) e Bruno Gregório (7º, PortimãoSC, também finalista Sub-16).

Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães são atletas de elite da Federação Portuguesa de Surf e estão desde ontem e até amanhã em estágio no Centro de Alto Rendimento de Peniche. Deste estágio sairá a convocatória para a seleção que irá representar Portugal nos Mundiais Junior – ISA World Junior Surfing Championship, na Califórnia, EUA, dias 11 a 18 de outubro.

Comentários