pub

Porto | 5 e 6, ou 12 e 13 setembro

‘Ricky’ Ganha Convite para Final Sub-16

Ricardo Augusto, atleta do Portimão Surf Clube vai à final nacional Sub-16, no Porto (®PauloMarcelino/Arquivo/Maio2015)
Ricardo Augusto, atleta do Portimão Surf Clube vai à final nacional Sub-16, no Porto (®PauloMarcelino/Arquivo/Maio2015)
pub

Ricardo Augusto (Portimão Surf Clube) recebeu um ‘wildcard’ (convite) da Federação Portuguesa de Surf para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18, no Porto, dias 5 e 6 (ou 12 e 13) de setembro. ‘Ricky’ foi o 3º melhor atleta da região no ‘ranking’ final Sub-16 do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 e por isso tinha ‘ficado à porta’ do apuramento direto para a final nacional.

A candidatura de Ricardo Augusto a um ‘wildcard’ para a final nacional Sub-16 foi aceite pela Federação Portuguesa de Surf, que anunciou esta terça-feira, 1 de setembro, a lista completa de convites atribuídos; 8 em cada categoria (Sub-16 e Sub-18). O convite a Ricardo Augusto foi atribuído com base no critério do resultado do ano anterior na categoria inferior (23º Sub-14 em 2014) e é o 3º em lista de espera.

A atribuição de convites fez entrar no Campeonato Nacional no Porto surfistas muito competentes. Na final Sub-16 entraram, entre outros, João Vidal, Francisco Almeida e Tomás Abreu. Este último venceu o Circuito Regional do Sul em Sub-16, mas não se qualificou por esse circuito por ser atleta federado através de clube de outra região (CRCQL, de Carcavelos).

Michael Conlan (ao centro) e Bruno Gregório (à direita) com Tomás Abreu, à esquerda, vencedor do circuito do Sul Sub-16 mas que vai ao Porto com 'wildcard' (®PauloMarcelino/Arquivo)

Michael Conlan (ao centro) e Bruno Gregório (à direita) com Tomás Abreu, à esquerda, vencedor do circuito do Sul Sub-16 mas que vai ao Porto com ‘wildcard’ (®PauloMarcelino/Arquivo)

O algarvio Michael Conlan (Portimão Surf Clube) foi 2º classificado no ‘ranking’ final Sub-16 do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, mas foi consagrado campeão regional na categoria. Bruno Gregório, também do Portimão Surf Clube, foi 3º no ‘ranking’, mas sagrou-se vice-campeão regional e conquistou o segundo lugar (último) de acesso direto do Sul à final Sub-16. A eles poderá juntar-se agora Ricardo Augusto, 4º classificado no circuito, 3º melhor Sub-16 da região.

A final nacional Sub-18 também ganhou competidores importantes através dos ‘wildcards’, como são os casos de Guilherme Fonseca (campeão nacional Sub-18 em título) e do alentejano António Duarte (3º melhor Sub-18 em 2014), que não conseguiu qualificação através do Circuito Regional de Surf do Sul 2015. O surfista de Sines participou em apenas duas das quatro etapas do circuito regional e obteve dois 5ºs lugares, terminando o circuito em 9º lugar.

Seis dos 7 surfistas algarvios apurados para a final nacional Sub-18, no Porto. Falta na imagem o campeão regional, Francisco Duarte (®PauloMarcelino/Arquivo)

Seis dos 7 surfistas algarvios apurados para a final nacional Sub-18, no Porto. Falta na imagem o campeão regional, Francisco Duarte (®PauloMarcelino/Arquivo)

O Sul do País vai estar representado na final nacional Sub-18 por 7 surfistas algarvios (qualificação direta através do circuito regional): Francisco Duarte (Campeão Regional; Clube Naval de Portimão), Jakob Lilienweiss (Vice-Campeão Regional, Algarve Surf Clube); Frederico ‘Martim’ Magalhães (3º no ‘ranking’; Clube Naval de Portimão); António Silveira (4º; Portimão Surf Clube); Francis Gregório (5º; PortimãoSC); Tomás Couto (6º; PortimãoSC) e Bruno Gregório (7º, PortimãoSC, também finalista Sub-16).

Final Pode ser Adiada Uma Semana

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 e Sub-18 pode ser adiado uma semana. A Federação Portuguesa de Surf anunciou esta terça-feira que as previsões de ondulação, para o próximo fim-de-semana, na região do Porto não são favoráveis. Segundo a FPS, as previsões “são péssimas” e fazem “antever a eventualidade de não ser possível concluir a prova”.

A federação anunciou a possibilidade de o campeonato ser adiado uma semana, para os dias 12 e 13 de setembro. A decisão será anunciada, pela federação, até ao final da tarde de amanhã, quarta-feira 2 de setembro.

Comentários