pub

Circuito Mundial 'Qualifying Series', da World Surf League

Francisco Duarte Avança para o QS

Redução na idade do Projunior Europeu precipita avanço do surfista algarvio para o QS (®PauloMarcelino/arquivo/Bordeira/Agosto2015)
Redução na idade do Projunior Europeu precipita avanço do surfista algarvio para o QS (®PauloMarcelino/arquivo/Bordeira/Agosto2015)
pub

Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) vai estrear-se, na próxima época, no circuito mundial ‘Qualifying Series’ (QS), da World Surf League (WSL). O surfista algarvio vai congelar a sua candidatura universitária, para se dedicar “a 100 por cento” à sua carreira desportiva e deverá integrar o grupo de treino de Alto Rendimento na Academia Profissional de Surf (APS).

A presente temporada desportiva aproxima-se do fim e é tempo de começar a planear a próxima época. Francisco Duarte ainda tem pela frente a final nacional Sub-18 no Porto, dias 5 e 6 de setembro, e a última etapa do Projunior Europeu, nas Ilhas Canárias, dias 16 a 20 de setembro. O surfista de Portimão poderá também participar na última etapa Liga Moche, em Cascais, dias 8 a 10 de outubro.

As novas orientações da WSL, que deverá baixar o escalão etário no Projunior Europeu de Sub-21 para Sub-18, precipitaram o salto na carreira do surfista algarvio. “Na próxima época, vou fazer todas as etapas QS na Europa e, possivelmente, uma em Marrocos. Talvez consiga fazer mais, consoante os patrocínios que consiga”, disse Francisco Duarte, ao Swell-Algarve.

Francisco Duarte tem treinado no Algarve. A imagem foi captada este mês, na Praia da Bordeira (®PauloMarcelino)

Francisco Duarte tem treinado no Algarve. A imagem foi captada este mês, na Praia da Bordeira (®PauloMarcelino)

A chegada ao patamar mundial obriga a uma maior disponibilidade para treinar e levou Francisco Duarte a tomar uma decisão, muito importante e ponderada. “Vou congelar a minha matrícula no curso de Gestão de Marketing e apostar no surf a 100 por cento, para perceber até onde isto pode ir”, revelou o atleta, ao Swell-Algarve.

Neste cenário, Francisco Duarte deverá integrar o grupo de Alto Rendimento na APS, academia onde se treina há quase três anos. “Em princípio está previsto o Francisco integrar o treino de Alto Rendimento a partir de Novembro”, disse Nuno Telmo, treinador e dirigente da APS, ao Swell-Algarve.

A confirmar-se a passagem para o grupo de Alto Rendimento, Francisco Duarte vai passar a treinar-se com Vasco Ribeiro, Nicolau Von Rupp, Tomás Fernandes, Miguel Blanco, Pedro Coelho e Carina Duarte. É um grupo de elite, que dispensa apresentações e que realiza dez treinos por semana, dois por dia (um de mar e um de ginásio), de segunda a sexta-feira. É o grupo dos campeões, surfistas que viajam diariamente com a APS para as melhores ondas de cada dia, desde a Caparica e até à Nazaré.

Comentários