pub

Vencedor Open e Longboard

António Silveira Campeão da Malta

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: António Silveira, vencedor Open (@paulomarcelino)
pub

António Silveira venceu o Campeonato da Malta, nas categorias Open e Longboard, disputado na Praia da Rocha, Portimão, no sábado 21 de Fevereiro. O evento, organizado pelo Portimão Surf Clube, juntou a comunidade surfista local para uma jornada de competição e convívio e teve mais dois protagonistas: o veterano João Bracourt (Brek), presente em duas finais; e o experiente ‘free surfer’ Jorge Nunes,  que quebrou a invencibilidade de Luís Pereira na categoria Bodyboard.

Cerca de três dezenas de surfistas compareceram à chamada para o campeonato, disputado nas categorias Surf Open, Masters (+35), Dinos (+40), Feminino, Longboard (estreia), Paddle e Bodyboard. As condições foram boas no arranque da prova, mas deterioraram-se ao final da manhã, com a entrada de vento forte, que complicou muito a tarefa dos surfistas na parte da tarde. O Campeonato da Malta estreou nesta edição a utilização de uma mota de água de prevenção no ‘line up’.

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: Jorge Nunes, vencedor Bodyboard (@paulomarcelino)

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: Jorge Nunes, vencedor Bodyboard (@paulomarcelino)

O evento começou com a final directa de Paddle, ganha pelo ‘suspeito do costume’ Arnaud Dussen. Seguiu-se a final directa de Longboard, com um único ‘longboarder’ de raiz na bateria, Isaac Felizardo, contra dois novatos nas pranchas grandes: João Bracourt, que mostrou muito estilo na postura mas andou numa prancha remendada; e António Silveira, com uma ‘funboard’ de aprendizagem, que usou pela primeira naquele momento.

António Silveira, 16 anos de idade, valeu-se da sua boa experiência em ‘shortboard’ e conseguiu vencer a final Longboard. Uma experiência e resultado que o deixaram espantado. No final da bateria, comentava que “é muito difícil virar a prancha”. António Silveira ganharia depois a final Open, na qual teve como adversário mais próximo o jovem Ricardo Augusto, 15 anos de idade, contra Pedro Ferreira e Carlos Barão, que chegou a fazer a melhor onda da bateria mas não conseguiu ‘backup’ para vencer.

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: Inês Pascoal, vencedora Feminino (@paulomarcelino)

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: Inês Pascoal, vencedora Feminino (@paulomarcelino)

Inês Pascoal, que tem trabalhado muito na recuperação de uma fractura num pé, onde ainda tem placa e parafusos, conseguiu vencer a final directa Feminino. Um justo prémio para o regime intenso de treinos, orientado por Paulo Almeida, da Future Surfing School.

Momento emocionante da jornada foi a final de Bodyboard. Luís Pereira defendia o título de campeão que era seu desde a primeira edição do Campeonato da Malta; mas ontem teve um novo adversário na água; Jorge Nunes, experiente ‘bodyboarder’ de Ferragudo. O duelo na final foi renhido e o resultado só ficou decidido na diferença pela segunda onda de ambos. Jorge Nunes é o novo campeão da malta em Bodyboard.

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: Incentivo aos atletas na última final do dia (@paulomarcelino)

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: Incentivo aos atletas na última final do dia (@paulomarcelino)

Na última hora do campeonato, com a praia fustigada por uma ‘nortada’ violenta, Masters, Open e Dinos disputaram as respectivas finais, em condições quase impossíveis. Valeu o espírito de convívio, característico do evento, para transformar difíceis sessões de surf em momentos de grande diversão e com muito incentivo do público resistente à beira-mar.

Tiago Reis (Tiaguinho) venceu a final Masters, quase toda ela feita com ‘drops’ em frente; e Ricardo Calabaça (Fafa) foi o vencedor da final Dinos, durante a qual João Bracourt esteve pouco activo. Destacamos nesta final Dinos a entrada corajosa de Alberto Felizardo, pai de Issac Felizardo. Com 50 anos de idade e ainda pouca experiência de surf, Alberto Felizardo entrou de Longboard num mar onde quase ninguém entraria sequer de ‘shortboard’ e batalhou nas ondas durante toda a bateria. Um autêntico elogio ao espírito do surf.

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: João Bracourt (Brek), 2º Dinos e 3º Longboard (@paulomarcelino)

III Campeonato da Malta, Praia da Rocha: João Bracourt (Brek), 2º Dinos e 3º Longboard (@paulomarcelino)

O evento foi concluído com um jantar para entrega de prémios, no restaurante Mistral, após o qual ‘a malta’ se lançou na ‘noite’ de Portimão, com primeira escala na Taberna Cool, para entrega do 1º Prémio Masters ao anfitrião Tiago Reis. O evento teve os apoios Secret Spot surf shop, Central skate shop e PQ Design. Foi a terceira edição oficial do Campeonato da Malta, que em 2014 visitou também Vale Figueiras, para uma edição extra de Verão.

Galeria de Imagens || Pictures

Finais III Campeonato da Malta – Praia da Rocha

Open

1. António Silveira (Tó)

2. Ricardo Augusto (Ricky)

3. Pedro Ferreira

4. Carlos Barão

Feminino

1. Inês Pascoal

2. Madalena Cabral

3. Marta Theriaga

Masters

1. Tiago Reis (Tiaguinho)

2. Tiago Costa

3. Dyon Lot

4. Miguel Pinto (Pipoca)

Dinos

1. Ricardo Calabaça (Fafa)

2. João Bracourt (Brek)

3. Alberto Felizardo

Longboard

1. António Silveira (Tó)

2. Isaac Felizardo

3. João Bracourt (Brek)

Paddle

1. Arnaud Dussen

2. Bruno Santos (Xico da Burra)

3. Hélio Fernandes (Tenente)

Bodyboard

1. Jorge Nunes (De Nunes, ou Caveirinha)

2. Luís Pereira (Luisinho)

3. Eduardo Alves

4. Ricardo Sousa

Comentários