pub

Campeonato de Espanha

Martinho no Pódio em Cadiz

PodioEspanha
pub
Miguel Martinho (3º) no trio que protagonizou luta intensa durante o campeonato
 
 
Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) subiu ao pódio no Campeonato Nacional de Espanha de Formula Windsurfing, disputado na Baia de Cadiz, entre os dias 11 e 13 de Outubro.  O atleta algarvio terminou a prova no 3º posto da classificação geral, afastado da discussão da vitória devido a um problema técnico no primeiro dia de regatas e ao cancelamento do último dia de prova devido a falta de vento, o que não lhe deu margem suficiente para recuperar do azar inicial num pelotão da frente muito competitivo. 
 
“O campeonato foi muito bom; tivemos uma luta muito interessante na frente”, comentou Miguel Martinho. De facto, este campeonato fica marcado por condições meteorológicas tempestuosas, que impuseram dificuldades acrescidas aos atletas; e também pela impressionante luta na frente mantida por três atletas: os espanhóis Fernando Martinez del Cerro e Juan Moreno Vega e o português Miguel Martinho.
 
O primeiro dia de campeonato em Puerto de Santa Maria, sábado 11 de Outubro, decorreu ainda com sol e vento constante de 10 a 15 ‘knots’. Na primeira regata do dia, Miguel Martinho largou bem e protagonizou uma luta intensa com Moreno Vega, mas acabou por ser ultrapassado por Fernando Del Cerro, concluindo a regata no segundo lugar. Nessa regata, Miguel Martinho partiu uma régua da vela e não conseguiu fazer a 2ª regata, com prejuízo para as contas finais, apesar de ter realizado uma excelente 3ª regata nesse mesmo dia.
 
Por ter menos uma regata, Miguel Martinho apresentou-se no 12º lugar da classificação para o 2º dia de campeonato, domingo 12 de Outubro. Domingo foi um dia de tempestade. Vento ‘onshore’ na casa dos 20 ‘knots’ e ondulação de 1 metro e muito irregular. Condições difíceis que obrigaram a organização a mudar de local, para Puerto Sherry. Miguel Martinho começou este segundo dia apostado em recuperar lugares na classificação e seguia em 1º na primeira regata quando uma forte tempestade se abateu sobre a baia, com queda de granizo e vento na ordem dos 50 ‘knots’, obrigando os atletas a pôr as velas na água. A regata foi anulada.
 
Na segunda regata de domingo, Miguel Martinho, Fernando Del Cerro e Moreno Vega desenvolveram uma luta épica na frente, com o atleta algarvio a concluir a regata em 2º lugar, atrás de Fernando Del Cerro. Na terceira regata do dia, já com o vento a passar dos 20 ‘knots’, Miguel Martinho largou bem, mas andou mal, acabando por terminar em 3º lugar. 
 
O combate épico a três na linha da frente prometia muito para o terceiro (último) dia de campeonato. Mas o vento não entrou na Baia de Cadiz e não houve regatas no último dia, segunda-feira 13 de Outubro. A classificação ficou como estava no fim do penúltimo dia de prova: Miguel Martinho concluiu o campeonato na 3ª posição, com o mesmo número de pontos que o 2º classificado, mas atrás daquele no desempate devido à falta de comparência na segunda regata do campeonato.
 
Esta foi a prova de encerramento de um excelente ano desportivo para Miguel Martinho, durante o qual conquistou importantes títulos em Formula Windsurfing e não só: Campeão Nacional 2014, Vice-Campeão Mundial Master 2014, Vice-Campeão Mundial Peso-Leve 2014, 3º lugar no Campeonato de Espanha e Vice-Campeão Nacional de Slalom 2014.



Pódio (+ portugueses) Campeonato de Espanha de Formula Windsurfing 2014

1. Fernando Del Cerro (Club Náutico de Sevilla) – 5 pontos
2. Juan Moreno Vega (VH Club de Golf) – 8 pts
3. Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) – 8 pts
(…)
8.   Luís Fonseca (Clube Naval de Portimão) – 33 pts
11. João Gil Morais (algarvio) – 39 pts
12. Marco Gil Morais (CV Viana Castelo) – 43 pts
19. Margarida Gil Morais (Clube Internacional da Marina de Vilamoura) – 75 pts
22. João Laranjo (Clube Naval de Portimão) – 92 pts
30. André Videira (CV Viana Castelo) – 131 pts
33. Ricardo Raposo Meirinhos – 156 pts




Comentários