O Algarve vai estar representado por seis atletas na Finalíssima Sub-14 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018, que começa amanhã, sábado 10 de novembro, em São Pedro do Estoril. Julian Seyffert, Tomás Nunes, Olly Heukels e Martim Brandão conseguiram apuramento direto no Circuito Regional de Surf do Sul. Henrique ‘Piki’ Gomes recebeu um ‘wildcard’ (convite) pelo ‘ranking’ no mesmo circuito. O algarvio João Mendonça chega à finalíssima como ‘primeiro cabeça de cartaz’ por ser o Campeão Regional Sub-14 da Grande Lisboa.
O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14 reúne os 32 melhores surfistas nacionais daquele escalão etário, apurados através dos seis circuitos regionais Portugueses. Julian Seyffert e Tomás Nunes, ambos atletas do Albufeira Surf Clube conseguiram apuramento direto, respetivamente, como Campeão e Vice-Campeão Regional do Sul. Olly Heukels (Portimão Surf Clube) e Martim Brandão (AlbufeiraSC) ocuparam as restantes vagas na quota de quatro lugares de apuramento este ano atribuída ao Regional do Sul para esta finalíssima.
Julian Seyffert vai disputar a Finalíssima Nacional Sub-14 pelo segundo ano consecutivo. O surfista algarvio acaba de se sagrar Campeão Nacional Sub-16 na Holanda (ver notícia) e vai querer melhorar este ano o 9º lugar alcançado na finalíssima nacional do ano passado, na qual foi o segundo melhor algarvio em prova, o melhor em representação de clubes algarvios.
Tomás Nunes vai estrear-se em finalíssimas Sub-14. O ano passado foi Top 5 Nacional Sub-12, o melhor algarvio nessa finalíssima. Este ano, Tomás Nunes tem vindo a mostrar boa evolução no seu surf, para o que terá contribuído a participação em etapas da Liga MEO Surf. No início de outubro, o algarvio sagrou-se vice-campeão Sub-14 e fez 3º lugar Sub-16 no AON Groms Trophy, no âmbito do Porto & Matosinhos Wave Series 2018 (ver notícia).
Olly Heukels está agora a dar os primeiros passos nos palcos nacionais. O jovem atleta do Portimão Surf Clube terminou o Regional de Surf do Sul em 3º lugar Sub-14 e conquistou o passaporte para a finalíssima nacional, provando ao mesmo tempo que a ‘garra’ demostrada na água tem margem de progressão.
Martim Brandão é o Vice-Campeão Nacional Sub-12 em título, resultado alcançado em julho, em Peniche (ver notícia). O atleta de Albufeira traçou como objetivo da próxima época chegar à última bateria da Finalíssima Sub-14 e vai agora ter a oportunidade de realizar uma espécie de ensaio geral. É um surfista em franca evolução, Campeão Regional Sub-12 e Top 4 Regional Sub-14 do Sul.
Henrique ‘Piki’ Gomes (Clube Naval de Portimão) foi Campeão Regional Sub-12 do Sul em 2017 e nesse mesmo ano concluiu a Finalíssima Nacional da categoria em 9º lugar. Ainda em 2017, o ano dos primeiros grandes resultados, ‘Piki’ conseguiu acesso à Finalssíma Nacional Sub-14 e terminou a prova em 25º, resultado que vai querer melhor este ano. O surfista de Portimão terminou o Regional do Sul este ano em 5º lugar Sub-14 e Sub-16.
João Mendonça está na Finalíssima para lutar pelo título Nacional. A luta é para todos, mas o surfista da Arrifana tem créditos que o colocam acima da média. É atleta federado pela Associação de Surf da Costa de Caparica, mas é algarvio e uma das grandes promessas de futuro do surf nacional. No início do passado mês de setembro, João Mendonça mostrou todo o seu valor ao vencer uma importante competição Sub-14 na Austrália (ver notícia).
Aos 13 anos, João Mendonça tem um curriculum notável: Campeão Nacional Sub-12 em 2016; Top 3 Nacional Sub-14 em 2017; Campeão Regional Sub-12 da Grande Lisboa em 2016; Campeão Regional Sub-14 da Grande Lisboa em 2018, finalista mundial Volcom TCT em 2016, Top 4 Sub-14 no Noah Eurosurf Junior 2018 e vencedor Sub-14 no ‘2018 Billabong Parko’s Grom Stomp’. Na finalíssima que amanhã começa em São Pedro do Estoril, o algarvio é o número 1 no ‘seeding’ de atletas em prova.
A Finalíssima Sub-14 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 decorre nos dias 10 e 11 de novembro e é organizada por Surfing Clube de Portugal e Federação Portuguesa de Surf, no âmbito da 14ª edição do Estoril Surf Festival.
Comentários