O surfista algarvio Alex Botelho foi finalista no Puerto Escondido Challenge, primeira prova do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League, disputada esta segunda-feira, 31 de julho, no México. O atleta do Algarve Surf Clube viajou à última hora, para substituir um surfista lesionado e conseguiu o 5º lugar na prova de abertura do Big Wave Tour 2017.
João de Macedo deveria ser o único português em competição no Puerto Escondido Challenge, como atleta integrante do Big Wave Tour 2017. O surfista da Praia Grande compareceu à chamada mas não foi feliz neste seu regresso ao circuito mundial de ondas grandes, tendo perdido na Ronda 1, em 6º na sua bateria. E também não foi o único português em prova.
—
—
Alex Botelho foi chamado pela WSL para Puerto Escondido, mas viajou sem certeza absoluta de que iria competir. Foi já no México que o surfista de Lagos foi confirmado na prova, em substituição do lesionado Greg Long. O atleta algarvio agarrou a oportunidade e brilhou: fez 2º lugar na sua bateria da Ronda 1, passou a fase seguinte (meias-finais) em 3º e chegou à sua primeira final Big Wave Tour.
Na final, disputada por seis atletas, Alex Botelho fez apenas uma onda, que lhe valeu 4,34 pontos e o 5º lugar na classificação final. A bateria foi ganha pelo havaiano Kai Lenny, que fez a melhor onda do campeonato (8,60 pontos) nos últimos minutos da final e só aí venceu a luta até aí apertada com o australiano Jamie Mitchell, 2º classificado.
A próxima etapa do Big Wave Tour 2017 é o Nazaré Challenge, com período de espera entre 31 de outubro e 31 de dezembro.
Comentários