Oito horas de competição intensa preencheram o primeiro dia da 4ª Etapa (última) do Circuito Regional de Surf do Sul 2017, este sábado, 6 de maio, na Praia da Arrifana, Aljezur. A luta pelas vagas regionais no Campeonato Nacional de Surf Esperanças continua domingo, complementada pelos duelos de gigantes na categoria Open, em prova organizada pelo Portimão Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf.
Domingo, 7 de maio, é o dia das decisões na Praia da Arrifana. A competição recomeça a partir das 09h00 e com todos os nervos à flor da pele. Os campeões regionais nas categorias Esperanças já são conhecidos (ver notícia), mas estão ainda em jogo os títulos de vice-campeões, que também dão acesso direto às finalíssimas nacionais Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Feminino (Sub-16 e Sub-18).
—
—
Os jovens Esperanças algarvios estão este fim-de-semana a travar na Arrifana a derradeira batalha para chegar ao palco nacional. Estão a lutar também pela melhor posição possível no ‘ranking’, na expetativa das restantes vagas que a Federação Portuguesa de Surf ainda vai anunciar (ver notícia).
Os já campeões regionais Henrique Gomes (Sub-12) e Bruno Marçal (Sub-14) estão nas meias-finais das respectivas categorias, mas passaram em segundo nos quartos-de-final. Os perseguidores estão fortes, à procura da qualificação nacional, como foi o caso de Tomás Nunes, que se impôs ao já campeão Sub-12 nos quartos-de-final e mostrou garra para chegar mais longe.
—
—
Martim Brandão e Frederico Passarinho são os principais candidatos ao título de vice-campeão regional Sub-12. Frederico começou bem e venceu nos quartos-de-final. Martim mostrou algum nervosismo e passou em segundo noutra bateria, atrás de Nuno Lopes, que ainda persegue uma posição melhor no ‘ranking’, para conseguir o apuramento nacional. Os dois voltam a encontrar-se nas meias-finais, domingo.
Diogo Brasil, que ainda tinha hipóteses matemáticas de lutar pelo vice-título Sub-14, perdeu nos quartos-de-final. Igor Silva e Pedro Ulrich estão na luta pelo vice-título e apuraram-se com vitórias para as meias-finais. Julian Seyffert também está na luta e nas mais-finais, mas passou os ‘quartos’ em segundo na sua bateria, atrás de Tomás Nunes.
—
—
Henrique Poucochinho foi a principal baixa do dia. O surfista de Portimão abdicou da participação nos Sub-18 para concentrar energias na competição Sub-16, onde ainda lutava pelo lugar de vice-campeão. Henrique Poucochinho perdeu hoje de primeira, em 3º no seu ‘heat’ de quartos-final Sub-16. Foi uma bateria ganha pelo campeão nacional Sub-12, João Mendonça, surfista prodígio da Arrifana que compete oficialmente no circuito regional da Grande Lisboa, mas participa em treino na prova no ‘seu quintal’.
Os já campeões regionais Michael Conlan (Sub-16) e Bruno Gregório (Sub-18) venceram de forma categoria as suas baterias nos quartos-de-final das respetivas categorias. Michael Conlan também venceu nos quartos-de-final Sub-18, categoria em que está bem posicionado para conseguir o título de vice-campeão regional.
As estrelas Open também competiram este sábado. O brasileiro Halley Batista, 31 anos de idade, foi a grande surpresa. O antigo competidor do circuito mundial de qualificação mostrou surf exuberante e venceu duas baterias (‘trials’ e quartos-de-final). O multicampeão Miguel Mouzinho entrou na prova e mostrou estar empenhado em recuperar o título que lhe fugiu o ano passado. O surfista de Lagos registou, nos quartos-de-final, a melhor pontuação combinada e as duas melhores ondas do dia: 15,50 | 8,00+7,50.
—
—
Paulo Almeida, líder do ‘ranking’ Open, também está nas meias-finais e continua na luta por um título que nunca conseguiu conquistar. Ivan Bailote, com o 2º lugar alcançado na etapa anterior, também tem um palavra a dizer. Paulo Almeida, Ivan Bailote e Miguel Mouzinho vão estar juntos na segunda meia-final Open, uma bateria que promete levar a praia ao rubro, domingo.
Este sábado foram ainda realizadas as duas meias-finais Longboard. Dois jovens surfistas lutam pelo título nesta categoria: Issac Felizardo, campeão em título, e Diogo Barbosa. Conseguiram ambos apurar-se para a final. Diogo venceu a sua meia-final. Isaac ‘passou’ atrás do brasileiro Atamay Batista, irmão do outro Batista que ‘partiu a loiça’ na categoria Open.
—
—
Domingo, a partir das 09h00, os artistas regressam ao palco das ondas na Praia da Arrifana. Ansiedade, suspense, emoção, miúdos e graúdos numa super-produção de decisões e bom surf, sob os holofotes de um generoso dia de sol. A entrada é livre. Amanhã é dia para estar na Arrifana.
—
Links:
Protagonistas e Desafios na Arrifana
Etapa 3 | Open + Open Feminino | Imagens-Pictures
Etapa 3 | Open + Open Feminino (Faro) | 1 abril
Etapa 3 | Esperanças | Imagens-Pictures
Etapa 3 CRSSul 2017 (Faro) | Esperanças
Etapa 2 CRSSul 2017 (Quarteira – Vilamoura) | Dia 2
Comentários