A primeira expedição EDP Mar Sem Fim este ano colocou o Pico da Viola, no município de Ribeira Grande, Ilha de São Miguel lado a lado com locais de todo o mundo como Irlanda, Hawaii, Australia, Canárias, Estados Unidos, Fiji, México ou Nazaré. O surfista João de Macedo apanhou uma ‘bomba’ que lhe valeu duas nomeações para os Big Wave Awards da World Surf League. Açores compete agora com os melhores destinos de ondas grandes reconhecidos mundialmente, sendo os finalistas anunciados no final de Março e os vencedores apresentados na cerimónia de entrega dos prémios em Abril.
O projecto EDP Mar Sem Fim regressou aos Açores, para a primeira expedição desta temporada de ondas grandes. A equipa destacada para esta missão de exploração consistiu nos melhores surfistas de ondas grandes em Portugal: Alex Botelho, António Silva, João Guedes, João de Macedo e ainda os convidados Eric Rebiere e Sebastian Steudtner.
O dia 27 de Janeiro teve início com uma sessão matinal no baixio de Santana, local eleito para arrancar as expedições EDP Mar Sem Fim de 2017 e exactamente o mesmo local onde foi realizada a primeira expedição em 2014. No total, uma equipa de 6 surfistas equipados com 4 motas de água Yamaha e embarcação de socorro dos bombeiros de Ribeira Grande entraram em acção pelas 09:30.
A sessão de tarde decorreu na zona da Lomba da Maia na Costa Norte, mais concretamente no Pico da Viola, local também já explorado anteriormente em expedições passadas. E foi já no final da sessão que João de Macedo apanhou a bomba do dia e garantiu a estreia dos Açores em nomeações nos Big Wave Awards da WSL. O video (filmado por Rodrigo Caetano) garantiu uma nomeação para o prémio ‘Ride of the Year’ e a fotografia, captada por Rui Soares, valeu uma nomeação para o prémio ‘Tubo do Ano’.
—
—
Para João de Macedo: “Apanhar uma onda deste calibre – uma onda de uma vida – nos Açores – em território nacional simboliza tudo o que EDP Mar Sem Fim representa para o surf nacional. O projecto proporciona, proporcionou e vai continuar a proporcionar aos surfistas Portugueses das Ondas Grandes momentos incríveis como estes em que estamos todos juntos, em equipa mas a puxar uns pelos outros e elevar os nossos limites. Mais uma vez o João Guedes foi um grande destaque. O Alex Botelho é sempre incrível e faz parte do futuro do surf de ondas grandes e o António Silva sempre um grande talento com um dos currículos mais completos do surf nacional de ondas grandes está a mostrar uma vontade muito especial de estar em equipa e de puxar os seus limites e com isso os limites do surf nacional. Isto foi um momento de grande consagração para nós, para as ondas que estamos ajudar a promover nos Açores para proporcionar o surf espectáculo de ondas grandes e perfeitas”.
Mário Almeida, responsável do projecto, fez o balanço no final: “Foi a expedição com menos sessões de surf, mas uma das mais memoráveis porque conseguimos um dos objectivos do projecto: nomeações para os Big Wave Awards para além da Nazaré. Temos investido nos últimos anos nos Açores e para além das fantásticas ondas e pessoas que temos tido o privilégio de conhecer, conseguimos também dar o merecido destaque que os Açores merecem no panorama de ondas grandes e perfeitas a nível mundial.
A próxima expedição está a ser planeada ao Grupo Ocidental.
—
Fonte: Nota de Imprensa EDP Mar Sem Fim
Comentários