Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf) venceu a 5ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard 2016 na categoria Sub-18. “Ganhei! Foi a minha primeira vitória nacional!”, disse o jovem surfista de Portimão, ao Swell-Algarve. Mais dois surfistas algarvios, Manuel Mestre e José Mestre, ambos do Clube de Surf de Faro, participaram na etapa, que decorreu ontem, na Praia de Carcavelos, e apurou os campeões nacionais Open, Sub-18 e Feminino. José Mestre fez 3º lugar Sub-18.
A 5ª Etapa CNLongboard 2016 concluiu o XI Estoril Surf Festival, organizado pelo Surfing Clube de Portugal e encerrou também o calendário desportivo nacional da Federação Portuguesa de Surf para a presente temporada. A prova estava marcada para o fim-de-semana, mas decorreu num único dia, ontem, domingo 27 de novembro, na Praia de Carcavelos, com 24 atletas na categoria Open, oito (8) na categoria Sub-18 e doze (12) no campeonato feminino (prova única). As ondas estiveram “pelo joelho”, o que dificultou a ação aos atletas mais pesados.
—

Isaac Felizardo, o mais alto, no 1º lugar do pódio Sub-18. Ao seu lado está o algarvio José Mestre, 3º classificado (®AlbertoFelizardo)
—
Isaac Felizardo, 17 anos de idade e três de Longboard participou nas categorias Open e Sub-18. O jovem surfista ‘passou’ em primeiro na Ronda 1 Open e foi eliminado na ronda seguinte (quartos-de-final), em 3º na sua bateria, concluindo a etapa Open em 9º lugar. “A derrota no Open deixou-me um sabor amargo”, confessou o surfista algarvio, ao Swell-Algarve.
Na categoria Sub-18, Isaac Felizardo venceu a sua meia-final e depois conseguiu a vitória na final, a sua primeira vitória num campeonato nacional de surf. “Arranjei dois trevos de quatro folhas. E, ao longo do campeonato fui vendo o que os juízes valorizavam mais e, na final, apostei nisso, em ‘noses’ longos até à areia“, comentou Isaac. Na final, Isaac impôs-se à Campeã Nacional Sub-18 de 2015, Kathleen Barrigão, 2ª classificada na bateria.
—

José Mestre com a nova prancha Wavegliders que estreou em Carcavelos (®DR)
—
O Clube de Surf de Faro esteve na etapa com os surfistas Mestre pai e filho. Manuel ‘Necas’ Mestre ‘perdeu de primeira’, em 3º na sua bateria da Ronda 1 Open, concluindo a etapa em 17º lugar. O filho José Mestre estreou a sua nova 9’4 Noseride Wavegliders e competiu nas categorias Open e Sub-18.
José Mestre chegou às meias-finais Open, falhando o acesso à final por muito pouco. Sebastião Maia ‘virou’ a bateria na última onda, a 30 segundos da buzina, e ‘roubou’ o segundo lugar de apuramento ao algarvio, que concluiu o Open em 5º lugar. Nos Sub-18, José Mestre cometeu uma interferência na final, sobre Kathleen Barrigão e perdeu metade da sua segunda melhor nota, o que o remeteu para a 3ª posição.
—

A partir da esquerda: João Gama (Sub-18), Raquel Bento (Feminino) e João Dantas (Open), os Campeões Nacionais de Longboard 2016 (®SCP)
—
Inês Martins (Clube de Surf de Faro) estava inscrita na prova feminina, para defender, ou melhorar o seu título de vice-campeã nacional. A prova feminina estava marcada para sábado, mas foi realizada domingo e Inês não pôde estar presente, por razões pessoais. A jovem Raquel Bento, filha do ‘shaper’ de longboards mais conhecido por Lufi, venceu a prova e é a nova Campeã Nacional de Longboard Feminino.
No final da etapa foram também consagrados os campeões nacionais Open e Sub-18. João Gama é o novo Campeão Nacional Sub-18 e João Dantas revalidou o título de Campeão Nacional de Longboard Open. O experiente Diogo Gonçalves venceu a etapa Open, deixando o bicampeão nacional no segundo posto da final.
—
Links:
4ª Etapa CNLongboard 2016 | Gaia, Canide (junho)
3ª Etapa CNLongboard 2016 | Ericeira (maio)
Comentários