Circuito Mundial de Qualificação da World Surf League

Estreia Curta no Santa Cruz Pro

Francisco Duarte em ação no primeiro dia do evento inaugural QS em Santa Cruz. Algarvio perdeu em 3º na Ronda 1 (®LaurentMasurel/WSL)

A jornada de estreia do evento inaugural Santa Cruz Pro 2016 foi curta. A organização suspendeu a prova após a realização de oito baterias masculinas no primeiro evento do circuito mundial de qualificação WSL em Torres Vedras. Francisco Duarte foi o único algarvio a fazer-se às ondas pequenas na Praia do Mirante, esta quarta-feira, 20 de julho, e perdeu em 3º na sua bateria, concluindo a etapa QS em 33º lugar.

O francês Andy Criere realizou a melhor exibição do dia (14,40 pontos) e foi o único surfista a ultrapassar a fasquia do excelente, acima dos oito pontos numa onda, em condições de surf pequeno e ventoso. O português de origem brasileira John Junior causou a maior surpresa do dia, ao eliminar o compatriota e principal cabeça de série Miguel Blanco, vencendo a sua bateria à frente de Titouan Boyer, vencedor do Peña Txuri Junior Pro Sopela.

Salvador Couto, recentemente ‘coroado’ campeão nacional Sub-16, conseguiu apurar-se para a Ronda 2, em 2º na sua bateria da Ronda 1. Uma das grandes surpresas do dia foi a eliminação do ex-tricampeão nacional e ex-campeão mundial junior Vasco Ribeiro, que cometeu uma interferência e perdeu em 3º na sua bateria.

Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) passou os últimos dias a treinar-se em mar forte de Sueste no Algarve e entrou em ação na terceira bateria da Ronda 1 masculina. O algarvio (8,40 | 4,13+4,27) perdeu em terceiro, atrás do português André Moi. A bateria foi ganha pelo basco Ethan Egiguren, 9º no ‘ranking’ europeu do QS (‘Qualifying Series’, circuito mundial de qualificação WSL). Francisco Duarte conclui o QS 1.000 em 33º e recolhe 120 pontos para o ‘ranking’.

A próxima chamada está marcada para as 08h30 de quinta-feira, 21 de julho, e é para as divisões masculina e feminina. Estão em prova os algarvios Frederico ‘Martim’ Magalhães (Cube Naval de Portimão), Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) e Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão); e também Eduardo Fernandes, surfista de Carcavelos que representa o Algarve Surf Clube.

Comentários