Os surfistas algarvios Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães vão competir no Lavafish @ Punta Hidalgo, na Ilha de Tenerife, Canárias, no fim-de-semana 27 e 28 de fevereiro. Os dois atletas do Clube Naval de Portimão vão estar presentes na Etapa 2 da temporada europeia do circuito Volcom Totally Crustaceous Tour 2015-2016 com o objetivo de garantir o ‘passaporte’ para a final mundial em Trestles, California, Estados Unidos da América.
Francisco e ‘Martim’ vão competir na categoria Pro Am. os dois surfistas algarvios vão chegar a Punta Hidalgo já com bons resultados e fortes hipóteses de conquistar o prémio da viagem com tudo pago para competir em Trestles, numa das melhores ondas do mundo.
Na Etapa 1 do Totally Crustaceous Tour (TCT) 2015-2016, o Rumblefish @ Praia do Amado, em agosto do ano passado; ‘Martim’ venceu o Pro Am e Francisco Duarte foi 2º classificado. O vencedor da final Pro Am no Amado decidiu-se por décimas entre dois ‘scores’ elevados, próximos dos 17 pontos (ler notícia).
—

‘Martim’ Magalhães (1º, ao centro) e Francisco Duarte (2º, à esquerda) no pódio Pro Am do Rumblefish @ Amado (®AndreCarvalho/Volcom)
—
Os surfistas europeus têm de participar em pelo menos duas etapas TCT no Velho Continente, para tentar a qualificação para a final mundial em Trestles. Contam para o apuramento os dois melhores resultados obtidos no circuito. Qualificam-se pelo TCT Europa, para a final mundial os 3 melhores Pro Am (Sub-20), os 2 melhores Junior (Sub-16), Grom (Sub-13) e ‘Girls’ (Sub-20) e o melhor ‘Squid’ (Sub-10).
De acordo com a página europeia da Volcom na internet, a ‘manga’ europeia do TCT é composta por quatro etapas. Após Punta Hidalgo, o TCT vai voltar a Portugal (Rumblefish @ Costa de Caparica, 28 e 29 março) e depois estará em França (Mulletfish @ Hossegor, 23 e 24 abril). A final mundial em Trestles (TCT Global Championships) será nos dias 14 a 17 de junho.
—
Lavish @ Punta Hidalgo 2015
—
‘Martim’ e Francisco Duarte partem para a Etapa 2 do TCT Europa na liderança da qualificação europeia Pro Am para a final mundial em Trestles. Vão dar tudo, por tudo em Tenerife, para não ficarem a depender o Rumblefish @ Costa de Caparica, uma vez que essa prova ‘quase cola’ com o Pro Zarautz, QS 1.000 no País Basco onde ambos os surfistas algarvios querem competir.
Palavras dos surfistas a poucas horas da partida:
“São só três dias, mas é uma viagem gira. É um campeonato importante e é aquele em que eu estou com mais pica para conseguir um bom resultado. A final na California pode chamar-se um mundial, porque vão estar lá surfistas de todo o mundo; e depois é em Trestles…”, Frederico ‘Martim’ Magalhães
“Espero que dê boas ondas, que eu consiga mostrar o meu surf e divertir-me. Se fizer uma bom resultado, será a cereja no topo do bolo”, Francisco Duarte
Comentários