Frederico Morais e Vasco Ribeiro eliminaram Mick Fanning e Adriano de Souza, respetivamente, o líder e vice-líder no ‘ranking’ do Samsung Galaxy Championship Tour, este domingo, em Supertubos, Peniche. O campeão nacional, Frederico Morais, ainda teve tempo para vencer a sua bateria na Ronda 4 com mais uma onda de 9,13 pontos e já está nos quartos-de-final do Moche Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do circuito de elite da World Surf Tour.
Hoje foi um dia longo e de emoções fortes em Supertubos. A competição começou às 07h30 e parou pelas 17h30. Foram realizadas as quatro últimas baterias da Ronda 2, todas as baterias da Ronda 3 e duas baterias da Ronda 4. Esta última ronda não elimina; leva os perdedores para a Ronda 5 e apura os vencedores diretamente para os quartos-de-final. As rondas 2 e 3 foram duelos a eliminar.
A jornada foi servida com alguns momentos de boas séries de ondas, a proporcionar notas excelentes e os primeiros tubos relevantes. Frederico Morais (‘Kikas’) foi um dos protagonistas do dia. O campeão nacional, chamado a esta prova para substituir um surfista lesionado; travou o seu duelo na Ronda 3 contra Mick Fanning, líder do ‘ranking’ e principal candidato ao título mundial.
A bateria foi disputada com boas séries de ondas e ‘Kikas’ abriu as hostilidades com uma nota 9,13 numa onda de ‘set’. Fanning sentiu a pressão e caiu na onda de resposta. O português manteve o jogo alto e o australiano nunca conseguiu encontrar respostas suficientes, chegando mesmo a cometer um segundo erro que lhe custou a prioridade nos momentos finais do duelo. No fim, o tri-campeão mundial mostrou desportivismo e abraçou o português ainda no mar.
—

Vasco Ribeiro eliminou o nº 2 mundial em Peniche (®PauloMarcelino)
—
Adriano de Souza, vice-líder do ‘ranking’ a 450 pontos de distância da ‘camisola amarela’, entrou na bateria seguinte com confiança reforçada contra o português Vasco Ribeiro, convidado para a prova e em estreia absoluta no Championship Tour. O brasileiro entrou muito ativo na bateria, mas com notas na casa dos cinco pontos. Vasco Ribeiro soube esperar e ‘arrumou a questão’ com uma nota 8,43 numa onda de ‘set’.
Eliminados o líder e o vice-líder do ‘ranking’ CT, a decisão do título mundial fica adiada para a última etapa, o Billabong Pipe Masters, no Hawaii; e ganha novos protagonistas, os brasileiros Gabriel Medina (atual campeão do mundo) e Filipe Toledo, que ainda estão em prova em Peniche e vão chegar ao Hawaii mais próximos dos líderes.
Hoje foram também eliminados em Peniche dois dos surfistas mais populares no ‘tour’. Kelly Slater perdeu na Ronda 3 contra o compatriota Brett Simpson. O havaiano John John Florence foi eliminado na mesma ronda e também num duelo com um compatriota, Keanu Asing.
—

John John Florence foi hoje eliminado em Supertubos (®PauloMarcelino)
—
Momento Mágico de Medina
Medina e Toledo foram hoje muito fortes em Supertubos. Gabriel Medina protagonizou o momento mais emocionante do dia, ao vencer a sua bateria na Ronda 3 com um aéreo exuberante nos últimos segundos (veja o video AQUI). O compatriota Caio Ibelli (suplente nesta prova, mas quase certo a tempo inteiro no CT em 2016) tinha passado para a frente no último minuto do duelo brasileiro, com um tubo de 9,77 pontos. Mas Medina ainda teve tempo para encontrar a resposta mágica.
Andino Ganha Portuguese Wave Series
A eliminação de Caio Ibelli deu a vitória a Kolohe Andino no ‘Portuguese Wave Series 2015’. O norte-americano já estava apurado para a Ronda 4 e ganhou o prémio de 25 mil dólares pelos resultados acumulados nos QS 10.000 nos Açores e em Cascais (este último ganhou) e no evento CT em Peniche.
Já vencedor do troféu, Andino entrou na primeira bateria da Ronda 4 em Peniche e fez uma onda (tubo) de 10 pontos (nota máxima). Foi o primeiro 10 no Moche Rip Curl Pro Portugal (veja o video AQUI) e a primeira nota perfeita de Andino, que revelou ir usar o dinheiro do prémio para levar os amigos a um jogo de basquetebol dos Lakers.
Filipe Toledo Quase Perfeito
Filipe Toledo foi o surfista mais consistente no dia de competição em Peniche. Este domingo, o brasileiro eliminou Mason Ho na Ronda 3, com duas ondas na casa dos 7 pontos; e depois esteve quase perfeito na Ronda 4. Nesta ronda ninguém eliminado, mas os vencedores avançam diretamente para os quartos-de-final e os vencidos vão travar duelos na Ronda 5 para chegarem também aos quartos-de-final.
—

Filipe Toledo foi o surfista mais consistente este domingo em Peniche (®PauloMarcelino)
—
Filipe Toledo (19 pontos) venceu a sua bateria na Ronda 4 contra Kolohe Andino (18 pontos) e Brett Simpson (17,57 pontos). Foi uma ‘super-bateria’. Andino fez um 10, mas não conseguiu ganhar. Toledo venceu com um tubo de sonho a valer 9,23 pontos (veja o video AQUI) e um aéreo de rotação completa premiado com 9,77 pontos (veja o video AQUI).
Frederico Morais 2 X 9,13
Frederico Morais eliminou Mick Fanning na Ronda 3 com uma onda de 9,13 pontos. Na Ronda 4, o português voltou a repetir a mesma nota na bateria que encerrou a jornada este domingo em Peniche. O 9,13 na Ronda 4 – contra Nat Young (2º) e Joel Parkinson (3º) – foi conseguida num tubo (veja o video AQUI) feitos nos instantes iniciais da bateria.
O campeão nacional já está apurado para os quartos-de-final do Moche Rip Curl Pro Portugal. O compatriota Vasco Ribeiro vai tentar o apuramento direto na sua bateria da Ronda 4, contra Keanu Asing e Jeremy Flores. Essa será a bateria que abrirá o próximo dia de competição em Peniche. A chamada está marcada para amanhã, segunda-feira 26 de outubro, às 07h00.
—
Links:
Resultados Moche Rip Curl Pro Portugal
Galeria : Imagens Dia 3 (domingo, 25 outubro)
Moche Rip Curl Pro Portugal – Dia 2 ON
Galeria : Imagens Dia 2 (sábado, 24 outubro)
Moche Rip Curl Pro Portugal – Dia 1 ON
Galeria : Imagens Dia 1 (sexta-feira, 23 outubro)
Comentários