pub

Francisco Andrade termina a um ponto do pódio

Um Dia Valeu Por Todos no Europeu de Moth em Lagos

Campeão Francesco Bruni em ação em Lagos. Os Moth são barcos leves e muito técnicos, capazes de atingir velocidades de 60 km/h (MartinaOrsini/IMCA)
pub

O Campeonato Europeu de Moth 2019, em Lagos, ficou resolvido no primeiro dia, com a realização de quatro regatas em condições de gala. Nos restantes dias não houve competição devido a forte ondulação de Sueste, mas os participantes estiveram sempre envolvidos em atividades paralelas, incluindo uma limpeza de praia. O italiano Francesco Bruni sagrou-se Campeão Europeu e o português Francisco Andrade terminou a um ponto do pódio.

O Europeu de Moth 2019 foi organizado pelo Clube de Vela de Lagos e decorreu entre os dias 28 de maio e 2 de junho. Foi considerado um evento importante para a promoção da Classe em Portugal, que está estabelecida apenas desde o ano passado como associação, presidida por Martinho Fortunato, também comodoro do CVLagos. O clube conseguiu transformar o campeonato num sucesso, reconhecido por todos os atletas, apesar das contrariedades marítimas.

Falta de segurança na barra de Lagos devido a forte ondulação de Sueste (RodrigoMoreiraRato/LxSailing)

As quatro regatas que fizeram a classificação final foram realizadas no primeiro dia, 28 de maio, em condições de mar e de vento perfeitas. Francesco Bruni, velejador com múltiplos títulos em diversas classes, venceu três regatas nesse dia e terminou Campeão Europeu Absoluto e Masters, títulos que junta ao de Vice-Campeão do Mundo conquistado o ano passado nas Caraíbas.

O britânicos David Hivey e Ross Harvey terminaram, respetivamente, em 2º e 3º geral, completando um pódio idêntico ao do Campeonato Nacional Português da Classe Moth, realizado também em Lagos, nos dias 24 e 25 de maio. O velejador olímpico português Francisco Andrade (Clube de Vela de Viana do Castelo) terminou o Europeu em 4º geral, a um ponto do pódio.

A alemã Franzizka Mage sagrou-se Campeã Europeia Feminino (28º geral) e o britânico Eddie Bridle Campeão Europeu Júnior (15º geral). O Campeonato Europeu de Moth 2019 foi disputado por 48 velejadores, em representação de doze (12) países. Em prova esteve um algarvio, David Aleixo (CVLagos), que terminou em 38º.

Comentários