pub

Classe olímpica de windsurf

Campeões do Mundo de Techno 293+ Coroados em Portimão

Alexandros Kalpogiannakis (Grécia) é o novo Campeão do Mundo de Bic Techno 293 Plus. Já era Campeão Olímpico Júnior e Campeão Europeu (®IT293PCA)
pub

Enora Tanne (França) e Alexandros Kalpogiannakis (Grécia) são os Campeões do Mundo de 2019 da classe olímpica de windsurf Bic Techno 293+. Os campeões foram coroados na Praia da Rocha, Portimão, que recebeu o 2019 Bic Techno 293+ World Championships nos dias 21 a 27 de abril. Os vencedores dominaram a prova desde o início, mas na frota de 38 atletas houve muita luta pelos restantes lugares de pódio, um dos quais conquistado pela portuguesa Laura Pontes.

Durante os seis dias de prova foram disputadas quinze regatas, com jornadas de bom vento e um campo de regatas desafiante montado ao largo da Praia da Rocha. Alexandros Kalpogiannakis apresentou-se como grande favorito, com o estatuto de Campeão Olímpico da Júnior e Campeão Europeu em título. O velejador grego confirmou as expectativas, ao vencer treze das quinze regatas disputadas.

O título mundial masculino ficou decidido nos primeiros dias, mas a luta foi grande pelos restantes dois lugares no pódio. O jovem português André Pereira teve o pódio à vista, mas um dia mau no mar deitou tudo a perder.

No último dia de prova ainda estavam quatro velejadores em luta pelos dois lugares em aberto no pódio masculino, mas a inconstância do vento não permitiu maior emoção. Ioannis Karvouniards (Grécia) e Grae Morris (Austrália) ocuparam, respetivamente, o 2º e o 3º lugar no pódio.

Francesa Enora Tanne sagrou-se em Portimão Campeã do Mundo Feminino de Bic Tenho 293+ com uma exibição dominadora (®IT293PCA)

Com nove vitórias e três segundos lugares em 15 regatas disputadas, a francesa Enora Tanne também assegurou o título mundial feminino muito cedo na prova, sobretudo, ao vencer as oito primeiras regatas. A francesa não cometeu qualquer erro, pelo que a adversária que a perseguiu de perto desde o início, a japonesa Kaneko Natsumi terminou em 2º lugar feminino.

O terceiro lugar no pódio feminino foi bastante disputado entre Laura Pontes (Portugal) e Nine Rault (França), que terminaram com um ponto de diferença. A honra do pódio coube à portuguesa.

O 2019 Bic Techno 293+ World Championships foi o primeiro de três campeonatos (dois mundiais e um europeu) consecutivos na Praia da Rocha. Nos dias 28 de abril a 2 de maio realiza-se o Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing. A sequência de provas encerra com o Campeonato Europeu de Formula Foil, nos dias 3 a 5 de maio.

Comentários