pub

XIII Campeonato de Portugal de Juvenis - 2018

Algarvios Lutam por Título Nacional em Vilamoura

Algarvio Guilherme Cavaco é o Campeão de Portugal em título e chegou a liderar nos primeiro dia em Vilamoura. Seguia em 5º após dois dias (®LuisFraguas/CIMAV)
pub

Vilamoura é durante esta semana a capital nacional da Classe de vela Optimist. O XIII Campeonato de Portugal de Juvenis – 2018 começou na quarta-feira e decorre até sábado, 7 de abril, no Campo de Regatas de Vilamoura, organizado por CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, Associação Regional de Vela do Sul e Federação Portuguesa de Vela. Estão em prova 120 jovens velejadores portugueses, entre os quais 32 algarvios.

Os campeões juvenis de Portugal em título, masculino e feminino, são algarvios (ver notícia): Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) e Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão). Beatriz Gago atingiu o limite de idade juvenil e está este ano a competir na Classe 420, pelo CIMAV. Guilherme Cavaco está na luta pela renovação do seu titulo nacional e seguia na 5ª posição da geral após dois dias de prova, com seis regatas realizadas.

O melhor algarvio após os dois primeiros dias de regatas em Vilamoura era Filipe Lopes (CNPortimão), 4º na geral, a um ponto do pódio. Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) e Miguel Sancho (GCNFaro) seguiam, respetivamente, na 6ª e 7ª posições. Nuno Figenschou (Grupo Naval de Olhão) ocupava o 10º lugar, completando o grupo de cinco algarvios no Top 10 após seis regatas.

Beatriz Cintra (CNPortimão) é candidata ao título nacional feminino, após dois anos consecutivos vice-campeã juvenil de Portugal. A algarvia já venceu duas regatas e esteve muito bem no primeiro dia (um 1º e dois 2º), mas duas desclassificações no segundo dia, ontem, quinta-feira 5 de abril, provocaram uma queda na classificação, para o 22º na geral, 6º Feminino. As desclassificações sofridas comprometem as aspirações de Beatriz Cintra, mas a atleta já provou o ano passado ser capaz de dar a volta às contrariedades.

Após dois dias com seis regatas, a frota juvenil em Vilamoura era comandada pelo madeirense Mário Soares (Associação Naval da Madeira), seguido pelo seu irmão Vasco Soares. A divisão feminina era liderada por Teresa Quartin (Clube de Vela do Tejo), em 8º na geral. A melhor algarvia era Érica Porto (Clube Náutico de Tavira), 19ª geral, 4ª Feminino.

Esta sexta-feira e amanhã, sábado 7 de abril, são dias decisivos em Vilamoura.

 

Comentários