pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2017 | Etapa 2

Paulo Almeida Vence Open na Falésia

Paulo Almeida conquistou a primeira vitória regional e  o atleta por si treinado Henrique Gomes também venceu, em Sub-12 (®PauloMarcelino)
Paulo Almeida conquistou a primeira vitória regional e o atleta por si treinado Henrique Gomes também venceu, em Sub-12 (®PauloMarcelino)
pub

Paulo Almeida venceu o Open na 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017, que terminou hoje com uma manhã de gala na Praia da Falésia, Quarteira-Vilamoura. As condições no mar deram brilho a um bom dia de finais, nas quais os jovens atletas das categorias Esperanças se bateram como adultos pelos pontos regionais de apuramento para as finalíssimas por categorias do Campeonato Nacional de Surf Esperanças.

O segundo (último) dia da etapa, esta terça-feira 28 de fevereiro, começou às 07h30 e ficou concluído pelas 15h00. Entraram em ação as categorias Esperanças Sub-16, Sub-18 e Sub-18 Feminino e também as categorias não-oficiais Open e Open Feminino. E foram concluídas, com a realização das respetivas finais, as categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16 Feminino, iniciadas na véspera. A ação na água decorreu sempre em palanque duplo (duas áreas de competição em simultâneo), exceptuando as duas últimas finais, Sub-18 e Open.

Esta terça-feira houve ondas e boas na Praia da Falésia (®PauloMarcelino)

Esta terça-feira houve ondas e boas na Praia da Falésia (®PauloMarcelino)

O primeiro dia, segunda-feira, teve ondas “sofríveis”, como admitiu o diretor da prova, Fábio Fragoso, da Associação Dinamika. O segundo dia, hoje, teve “ondas de metro bem servido”, comentou o ‘speaker’ da prova, Paulo Jorge Rodrigues, mais conhecido por ‘Carica’. As boas condições no mar, até pelo contraste face à véspera podiam ser título de notícia, mas hoje foi o dia da primeira vitória de Paulo Almeida no regional, o dia de recompensa para um dos surfistas mais esforçados no Algarve.

“Finalmente!”, comentou Paulo Almeida, para o Swell-Algarve. O surfista de Portimão venceu todas as suas baterias (‘quartos’, ‘meias’ e final) e sempre a subir de rendimento. Na final fez uma onda de 7,65 pontos, a segunda melhor do campeonato, que reforçou com uma onda de 6,25 pontos, para alcançar a sua primeira vitória no circuito regional.

Paulo Almeida venceu todas as suas baterias Open (®GianLucaSchneider)

Paulo Almeida venceu todas as suas baterias Open (®GianLucaSchneider)

A final Open proporcionou um intenso duelo entre Paulo Almeida e Miguel Mouzinho, múltiplo campeão regional e vencedor da etapa anterior. O surfista de Lagos não planeava competir na Falésia, mas estava na praia, a acompanhar atletas Esperanças que treina e acabou por preencher uma vaga Open de última hora… até porque as ondas estavam convidativas.

Miguel Mouzinho ‘varreu’ as primeiras fases Open, sempre com pelo menos uma onda na casa dos sete pontos, chegando aos 14,35 pontos na meia-final, a melhor pontuação do campeonato. Na final, Mouzinho optou por um ‘pico’ solitário, do qual desistiu tarde de mais. Ainda fez uma onda de 7,25 pontos, mas não conseguiu encontrar um ‘backup’ suficiente para se impor ao adversário de Portimão, apesar da muita luta entre ambos nos derradeiros minutos. “O final da bateria foi tenso”, reconheceu Paulo Almeida.

Miguel Mouzinho esteve forte, mas a sua aposta estratégica na final não compensou (®GianLucaSchneider)

Miguel Mouzinho esteve forte, mas a sua aposta estratégica na final não compensou (®GianLucaSchneider)

Ivan Bailote foi o autor da melhor onda do campeonato (7,67 pontos), conseguida nos quartos-de-final Open. O surfista de Albufeira tinha mar à sua medida, mas cometeu uma interferência na sua meia-final e não conseguiu chegar à final. À derradeira bateria Open chegaram João Serafim, surfista da Arrifana que admite não gostar da ‘esquerda’ da Falésia; e o local Bruno Gregório, um Sub-18 com surf cada vez mais afinado.

Ivan Bailote fez a melhor onda do campeonato. Perdeu nas meias-finais com uma interferência (®GianLucaSchneider)

Ivan Bailote fez a melhor onda do campeonato. Perdeu nas meias-finais com uma interferência (®GianLucaSchneider)

Para Paulo Almeida foi um “dia pleno”, devido à vitória de Henrique Gomes (Clube Naval de Portimão) na categoria Sub-12, na primeira final desta terça-feira. O jovem ‘Piki’ é treinado por Paulo Almeida e dominou por completo os Sub-12. Hoje, numa final com apenas oito ondas surfadas por quatro atletas na água, os mais jovens ‘groms’ estiveram pouco à-vontade em mar maior. Henrique ‘Piki’ Gomes apanhou três ondas e venceu destacado.

Henrique 'Piki' Gomes na final Sub-12, que venceu (®PauloMarcelino)

Henrique ‘Piki’ Gomes na final Sub-12, que venceu (®PauloMarcelino)

Henrique Gomes também esteve presente na final Sub-14, uma bateria emocionante, com dois atletas de Faro e dois de Portimão, marcada pela forte luta entre André Dias (Clube de Surf de Faro) e Bruno Marçal (CNPortimão). O surfista portimonense conseguiu impor-se com surf mais crítico e melhor escolha de ondas. Com a vitória na Falésia, depois do 2º lugar na primeira etapa, Bruno Marçal assumiu o comando do ‘ranking’ Sub-14 e com vantagem acrescida, já que os restantes finalistas da primeira prova perderam todos ‘de primeira’ nesta etapa (ver notícia).

Bruno Marçal venceu a final Sub-14, na imagem, uma das baterias mais emocionantes do dia (®PauloMarcelino)

Bruno Marçal venceu a final Sub-14, na imagem, uma das baterias mais emocionantes do dia (®PauloMarcelino)

O incansável Michael Conlan (Portimão Surf Clube) venceu na categoria Sub-16, repetindo a vitória conquistada na primeira etapa. Conlan é surfista local da Praia da Falésia e foi o atleta que mais ondas surfou em todas as rondas, demonstrando bom conhecimento da ‘área’, o que lhe permitiu vencer todas as baterias. Leon Schneider e Henrique Poucochinho também repetiram presença na final, juntando-se-lhes Diogo Pereira, para uma decisão entre algarvios após duas rondas de luta com atletas de Lisboa, federados pelo CNPortimão.

Michael Conlan venceu em Sub-16 e fez 2º lugar Sub-18. Foi o surfista que mais ondas apanhou hoje na Falésia (®GianLucaSchneider)

Michael Conlan venceu em Sub-16 e fez 2º lugar Sub-18. Foi o surfista que mais ondas apanhou hoje na Falésia (®GianLucaSchneider)

Bruno Gregório (PortimãoSC) venceu na categoria Sub-18 e também repetiu a vitória da primeira etapa. A final opôs dois atletas locais, Bruno Gregório e Michael Conlan, a dois atletas de Lisboa, do CNPortimão, Sebastião Passarinho e Pedro Coutinho. Este último havia batido Bruno Gregório nas meias-finais. Os dois algarvios venceram o duelo e Bruno Gregório foi o mais esforçado, com oito ondas surfadas, o que lhe roubou energia para a final Open que disputou logo de seguida.

Bruno Gregório venceu a final Sub-18 com muito trabalho e de seguida disputou a final Open (®GianLucaSchneider)

Bruno Gregório venceu a final Sub-18 com muito trabalho e de seguida disputou a final Open (®GianLucaSchneider)

A competição feminina nas categorias Esperanças Sub-16 e Sub-18 foi dominada pelas meninas da família Carvalho; as irmãs Joana e Vera e a prima Inês. São atletas que vivem e treinam em Lisboa, com a Surf Lisbon Formação, mas estão federadas pelo CNPortimão e têm fortes raízes algarvias. Inês venceu em Sub-16 Feminino e Vera em Sub-18 Feminino. Joana esteve presente nas duas finais.

A surfista local Yolanda Hopkins está cada vez mais forte. Venceu o Open Feminino (®GianLucaSchneider)

A surfista local Yolanda Hopkins está cada vez mais forte. Venceu o Open Feminino (®GianLucaSchneider)

No Open Feminino, com final direta disputada por cinco atletas, a vitória foi conquistada pela favorita, Yolanda Hopkins, surfista local da Praia da Falésia e multicampeã regional, agora no seu primeiro ano pós-júnior. Yolanda confirmou o favoritismo com a melhor onda da bateria (4,25 pontos).

2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 foi organizada pela Associação Dinamika, em parceria com o CIMAV, no âmbito do 43º Torneio Internacional do Carnaval (ver notícia). A prova de surf teve os apoios Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Ericeira Surf & Skate, Pipeline Surf Shop e Plâncton Surfboards. O Swell-Algarve foi o ‘media partner’ oficial.

A 3ª Etapa do Circuito Regional do Sul está marcada para o próximo fim-de-semana, 4 e 5 de março, na Praia de Faro, organizada pelo Clube de Surf de Faro. As inscrições já estão abertas e decorrem até 2 de março (ver notícia). A etapa em Faro vai ter um ‘prize money’ de 500€ para a categoria Open.

Finais 2ª Etapa CRRSul 2017 | Praia da Falésia | Dia 2

Sub-12

1. Henrique Gomes (CNPTM) | 8.00 (4,50+3,50)

2. Frederico Passarinho (CNPTM) | 3,35 (1,85+1,50)

3. Nuno Lopes (CNPTM) | 2,35 (2,00+0,35)

4. Alexandre Ferreira (AlgarveSC) | 0,00

Sub-14

1. Bruno Marçal (CNPTM) | 9,35 (5,25+4,10)

2. André Dias (CSF) | 6,75 (3,75+3,00)

3. Igor Silva (CSF) | 5,55 (3,45+2,10)

Sub-16

1. Michael Conlan (PTMSC) | 8,90 (4,65+4,25)

2. Leon Schneider (PTMSC) | 7,40 (4,00+3,40)

3. Diogo Pereira (ICMP) | 6,70 (3,45+3,25)

4. Henrique Poucochinho (ICMP) | 5,45 (2,95+2,50)

Sub-16 Feminino

1. Inês Carvalho (CNPTM) | 9,05 (4,55+4,50)

2. Joana Carvalho (CNPTM) | 7,90 (4,90+3,00)

3. Inês Pinto (PTMSC) | 2,80 (1,50+1,30)

4. Laura Ferreira (PTMSC) | 2,35 (1,35+1,00)

Sub-18

1. Bruno Gregório (PTMSC) | 9,55 (5,00+4,55)

2. Michael Conlan (PTMSC) | 8,85 (4,90+3,95)

3. Sebastião Passarinho (CNPTM) | 5,20 (2,85+2,35)

4. Pedro Coutinho (CNPTM) | 2,85 (2,10+0,75)

Sub-18 Feminino

1. Vera Carvalho (CNPTM) | 4,70 (2,50+2,20)

2. Inês Carvalho (CNPTM) | 4,50 (3,00+1,50)

3. Joana Carvalho (CNPTM) | 3,20 (1,70+1,50)

4. Cristiana Miguel (AD) | 2,30 (1,20+1,10)

Open

1. Paulo Almeida (Portimão) | 13,90 (7,65+6,25)

2. Miguel Mouzinho (Lagos) | 12,35 (7,25+5,10)

3. João Serafim (Arrifana) | 8,25 (4,25+4,00)

4. Bruno Gregório (Quarteira) | 5,25 (3,25+2,00)

Open Feminino (final direta)

1. Yolanda Hopkins (Quarteira) | 6,10 (4,25+1,85)

2. Vera Carvalho (Lisboa) | 5,90 (3,00+2,90)

3. Inês Pascoal (Albufeira) | 5,30 (3,80+1,50)

4. Carolina Milho (Quarteira) | 2,35 (1,25+1,10)

5. Cristiana Guerreiro (Quarteira) | 1,50 (1,50+0,00)

Links:

Video da Etapa

Galeria Imagens | Pictures

Etapa 2 CRSSul 2017 (Quarteira-Vilamoura) | Dia 1

Etapa 1 CRSSul 2017 (Portimão) | 11 fevereiro

Comentários