pub

Stand Up Paddle | FPS anuncia calendário

Nacional SUP Wave Começa em Faro

Primeira etapa do Nacional SUP Wave 2017 está marcada para 29 de abril, na Praia de Faro (®CSF)
Primeira etapa do Nacional SUP Wave 2017 está marcada para 29 de abril, na Praia de Faro (®CSF)
pub

A Praia de Faro vai receber a 1ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Wave, no dia 29 de abril, organizada pelo Clube de Surf de Faro. A Federação Portuguesa de Surf divulgou ontem o calendário oficial dos circuitos nacionais de Stand Up Paddle nas vertentes Wave (ondas), Race Técnico e Maratona e a escolha das datas e locais não está a ter uma receção pacífica.

Mais uma vez, o Nacional SUP vai passar pelo Algarve. Nos dois últimos anos, Albufeira tem sido escala do circuito, na vertente Race Técnico, muito embora a etapa do ano passado (última do circuito 2016) não se tenha realizado. A Capitania da zona não emitiu licença para o dia marcado, devido a previsão de condições adversas no mar. A FPS e o Albufeira Surf Clube acabaram por acordar não realizar a prova, por dificuldades de agenda e porque muito pouco sobrava para decidir em termos de ‘ranking’.

Este ano compete ao Clube de Surf de Faro fazer as honras de anfitrião algarvio do Nacional SUP, recebendo a primeira prova do campeonato Wave. É uma aposta importante do clube farense, que vai fazer obras na sua sede na Praia de Faro, com vista a melhorar condições e ampliar capacidade logística para formação noutras modalidades náuticas. O clube anunciou a abertura, este ano, de uma escola de SUP e vai organizar um evento da modalidade no final de maio (ver notícia).

Equipa algarvia Team NSP Portugal (®NSP)

Equipa algarvia Team NSP Portugal (®NSP)

O Nacional SUP tem este ano outro interesse acrescido para o Algarve. O circuito vai ser disputado, em todas as suas vertentes, por uma equipa liderada e maioritariamente constituída por atletas algarvios: Team NSP Portugal (ver notícia). A equipa inclui o madeirense super-olímpico João Rodrigues e realizou o seu primeiro treino conjunto na passada sexta-feira, em Albufeira (ver video). O líder da equipa é o vice-campeão nacional de Race Técnico 14′, Tiago Dinis, e o atleta de ondas a ter em atenção em Faro é Paulo Meira, da Costa de Caparica.

O calendário de provas SUP 2017 recebeu críticas na página da FPS no Facebook. Uma das críticas relaciona-se com a primeira prova de Maratona, que será na Ilha da Madeira e já daqui a 15 dias, o que dá pouco tempo aos atletas para se organizarem. O campeão Pedro Agrafos, por exemplo, comentou:  Já daqui a 15 dias…. uiui vai ser impossível, com pena minha”

Calendário de Provas SUP 2017

Circuito Nacional de SUP Maratona
1ª etapa, 11 e 12 de março, Funchal, FPS / CNF
2ª etapa, 6 e 7 de maio, Caparica, FPS / Windriders
3ª etapa, 22 e 23 de julho, Moledo, FPS / Lalo & Wind
4ª etapa, 27 de agosto, Nazaré, FPS / CDAN
5ª etapa, 16 e 17 de setembro, Óbidos, FPS / ASUPP

Circuito Nacional de SUP Race Técnico
1ª etapa, 11 e 12 de março, Funchal, FPS / CNF
2ª etapa, 21 de maio, Matosinhos, FPS / AON
3ª etapa, 6 e 7 de maio, Caparica, FPS / Windriders
4ª etapa, 22 e 23 de julho, Moledo, FPS / Lalo & Wind
5ª etapa, 16 e 17 de setembro, Óbidos, FPS / ASUPP

Circuito Nacional de SUP Wave
1ª etapa, 29 de abril, Faro, FPS / CSF
2ª etapa, 28 de maio, Ericeira, FPS / ESC
3ª etapa, 15 de agosto, Praia D`El Rey, FPS / ASUPP
4ª etapa, 26 de agosto, Nazaré, FPS / CDAN

 

Comentários