pub

Campeonato do Mundo de Optimist 2016 | 25 junho a 4 julho

Vilamoura Junta Velejadores de 60 Países

Seleção de Portugal com o vice-presidente das Câmara de Loulé. Nas extremidades estão os algarvios Beatriz Gago e Guilherme Cavaco (®Matias Capizzano)
Seleção de Portugal com o vice-presidente das Câmara de Loulé. Nas extremidades estão os algarvios Beatriz Gago e Guilherme Cavaco (®Matias Capizzano)
pub

O Campeonato do Mundo da Classe Optimist 2016, que decorre de 25 de Junho a 4 de Julho, em Vilamoura foi hoje apresentado à imprensa no Água Moments. A prova que, reúne cerca de 270 velejadores de 60 países, terá o seu início oficial com a Cerimónia de Abertura a realizar amanhã, sábado 25 de junho, às 20 horas. A seleção de cinco velejadores que vai representar Portugal no evento inclui dois algarvios: Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) e Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro).

Vilamoura será palco, durante a próxima semana, da mais importante prova internacional de vela a disputar em Portugal durante 2016. É o segundo evento desportivo que reúne maior número de nacionalidades a nível mundial, a seguir aos Jogos Olímpicos. É uma das principais provas do calendário internacional de vela. Se aos velejadores somarmos os treinadores, ‘team leaders’ e preparadores físicos que viajam com as equipas chegamos perto dos 400 participantes.

Hugo Nunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé, releva a importância do evento para o concelho: “A Vela funciona como um emblema desta parte do território e quando o Clube Internacional da Marina de Vilamoura nos apresentou este desafio nem hesitámos. A Marina de Vilamoura é um cartão de visita e é isso que queremos que os velejadores e as suas famílias guardem na memória deste Mundial de Optimist. O concelho de Loulé tem qualidade para receber e esperamos que queiram voltar”, afirma.

Seleções de todo o Mundo chegaram a Vilamoura e treinaram-se no 'palco' do Mundial  (®Matias Capizzano)

Seleções de todo o Mundo chegaram a Vilamoura e treinaram-se no ‘palco’ do Mundial (®Matias Capizzano)

Rodrigo Moreira Rato, um dos responsáveis pela organização do evento, relembra o caminho até véspera do Mundial: “O processo iniciou-se em Outubro de 2014 quando apresentámos a candidatura em Buenos Aires, na Argentina, e conseguimos trazer a prova para Vilamoura. Este ano, já tivemos três eventos teste bem sucedidos e estamos preparados para começar o Campeonato do Mundo”, aproveitando também para sublinhar alguns números importantes: “Estão em Vilamoura mais de 1500 pessoas que terão um impacto económico directo de mais de 1,5 milhões de euros”.

Moreira Rato não esquece também alguns dos apoios determinantes para levar a cabo o Mundial de Optimist: “Sem o empenho da Companhia Náutica nada disto seria possível. Também o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve são fundamentais para o sucesso deste evento”, conclui.

A conferência de imprensa foi igualmente o momento escolhido para a apresentação da equipa de Portugal que será constituída por Manuel Ramos (Clube de Vela do Barreiro), Filipe Egipto (Clube de Vela do Barreiro), Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão), Diogo Sampaio (Clube de Vela Atlântico) e Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro).

A primeira regata do Campeonato do Mundo da Classe Optimist está agendada para as 13:00 horas do próximo domingo.

Fonte: Nota de Imprensa Federação Portuguesa de Vela

Comentários